Ouvidoria Contato
  • BR
  • EN
  • ES

Fisiologista Rodrigo Guimarães avalia pré-temporada das categorias Sub-17 e Sub-15

Profissional da base analisa todo processo de retorno aos treinamentos

06/02

Categoria de Base

compartilhe

Profissional da base analisa todo processo de retorno aos treinamentos

Concluindo o mestrado em Ciências da saúde pela UFG, o professor Rodrigo Guimarães, é o responsável pela fisiologia da base esmeraldina, cotidianamente são coletados dados para monitoramento e acompanhamento de todos os jogadores. 

– A pré-temporada das equipes de futebol é o momento oportuno para se analisar, detectar e individualizar parâmetros físicos dos jogadores. No processo formativo das categorias de base do futebol, esses parâmetros permitem que as comissões técnicas consigam tomar decisões quanto às estratégias de treinamento a serem realizadas com cada jogador, controlar a carga de treinos e desse modo prevenir possíveis lesões. Desse modo, a pré-temporada das categorias Sub17 e Sub15 iniciaram com as avaliações médicas e físicas. Nos primeiros dias foram realizadas as avaliações de composição corporal e antropometria, no intuito de individualizar as necessidades dos jogadores tanto em relação à perda de gordura ou ao ganho de massa muscular. – Analisou Rodrigo.

Rodrigo observa de perto a evolução de cada atleta, mantendo uma relação de extrema proximidade com o setor de preparação física, promovendo avaliações e apresentando os relatórios individuais e coletivos, para cada comissão técnica.

– Também foram realizadas as avaliações físicas: YoYo Test, Rast Test e plataforma de salto. Os dados extraídos dessas avaliações permitem que o preparador físico possa se orientar em relação as reais necessidades do elenco e ter resultados quanto a potência aeróbica, resistência anaeróbica e força explosiva de membros inferiores. Apesar do longo período de férias as duas categorias Sub17 e Sub15 se apresentaram com excelentes níveis físicos (aeróbicos e anaeróbicos), o que demonstra a importância do trabalho dos Preparadores Físicos no intuito da conscientização dos jogadores em relação à importância de manterem um nível de atividade física satisfatória nesse período. – Frisou o fisiologista da base do Goiás Esporte Clube.

O sucesso do trabalho da fisiologia é medido através de um conjunto de fatores, que deverão se manter alinhados durante toda a temporada.

– Algo que tem sido realizado no processo de formação de atletas no clube é a identificação de jogadores talentosos e que independente do potencial físico imediato, consigam ser inteligentes na tomada de decisão e na resolução dos problemas do jogo. Contudo mais do que informações em relação ao elenco, as avaliações físicas realizadas na pré-temporada fornecem dados a todo o staff do clube (Médicos, Fisioterapeutas, Preparadores Físicos, Técnicos e Auxiliares) da real condição do grupo e aliadas a conscientização dos atletas quanto à necessidade da tríade: Recuperação-Treino-Alimentação são fundamentais para o sucesso esportivo ao longo da temporada.- Finalizou Rodrigo Guimarães. 

Hely Maia

Coordenador administrativo das categorias de base esmeraldina. Graduado em Educação Física e especialista em Marketing. Desde 2009 no Goiás Esporte Clube.

Últimas Notícias


15/02

Futebol Profissional

Ingressos à venda para Goiás x Goiânia
Leia mais

15/02

Futebol Profissional

Goiás se prepara para mais um duelo no Estádio Hailé Pinheiro
Leia mais

15/02

Categoria de Base

Sub-20: Formatado o Campeonato Goiano de Juniores 2019
Leia mais

15/02

Futebol Profissional

Goiás avança para a segunda fase da Copa do Brasil
Leia mais

14/02

Basquete

Basquete abre seletiva para categorias sub-15 e sub-17
Leia mais

14/02

Categoria de Base

Leandro Campos analisa preparação física do Sub-20
Leia mais