Goiás completa 73 anos. Saiba mais sobre a história do Maior do Centro-Oeste

06/04/2016

compartilhe

Começou há 73 anos com apenas 33 torcedores. Nesta quarta-feira, 6, o Goiás Esporte Clube comemora mais um ano de sua vitoriosa história. Uma trajetória construída por grandes conquistas que transformaram o clube no Maior do Centro-Oeste brasileiro.

O início foi de trabalho e persistência. Foram duas décadas de espera até que a primeira taça fosse erguida. O título do Campeonato Goiano de 1966 abriu portas para o crescimento do clube esmeraldino. Logo nos anos seguintes, o Verdão ganhou força no cenário do futebol.

Após 50 anos da primeira conquista, o Goiás é, hoje, o maior campeão do Estado de Goiás, com 25 títulos. No cenário nacional, conseguiu feitos inéditos para o futebol goiano, como os dois títulos do Campeonato Brasileiro da Série B (1999/2012), o tricampeonato da Copa Centro-Oeste (1998/1999/2000), o vicecampeonato da Copa do Brasil (1990), a participação na Copa Libertadores da América (2006), e mais de mil jogos disputados no Campeonato Brasileiro da Série A, completados em 2016. Em 2010, o Goiás chegou à primeira final de um torneio internacional, a Copa Sul-Americana, e ficou com o segundo lugar na competição.

Estrutura 

Além das conquistas dentro de campo, fora das quatro linhas, o Goiás também se fez gigante. Atualmente, dota de uma das maiores e melhores estruturas do futebol brasileiro. Em seus 73 anos de história, o Maior do Centro-Oeste expandiu suas dependências em três unidades: o Complexo Esportivo e Recreativo Ruarc Douglas, o Centro de Treinamento Edmo Pinheiro e o Centro de Treinamento Coimbra Bueno.

Popularmente chamada de Serrinha, a sede administrativa do clube, localizada no Complexo Esportivo e Recreativo Ruarc Douglas, em uma das áreas mais nobres de Goiânia, conta com cinco campos, duas quadras de areia, uma quadra poliesportiva e uma piscina, onde se concentram os esportes olímpicos do clube. Também na Serrinha se abriga o estádio Hailé Pinheiro, com capacidade para oito mil pessoas e uma festa interminável da torcida esmeraldina.

No Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, fica concentrado o maior número de atividades da equipe de futebol. Em 2015, o Goiás inaugurou a Casa do Atleta, especialmente projetada para  os jovens garotos das categorias de base, com excelente estrutura e todo um sistema de formação dos futuros craques do Verdão. O local conta ainda com uma imensa área verde, composta por árvores nativas e lago natural, além de área de lazer e quiosque para eventos.

O Centro de Treinamento Coimbra Bueno fica localizado na região de Aparecida de Goiânia e é uma área totalmente voltada para ações sociais visando a população carente. Na Unidade 3, o Goiás proporciona a diversas crianças a oportunidade de aprender e praticar o esporte mais popular do mundo.

Educando através do esporte

Com cerca de dois mil alunos na iniciação esportiva, o Goiás investe cada vez mais na formação de atletas. Os departamentos de iniciação esportiva e futebol de base trabalham em conjunto para facilitar a fase de transição dos jovens talentos, assim como acontece com o departamento de base e o futebol profissional.

Todo esse investimento na formação de verdadeiros atletas rendeu ao clube o Certificado de Clube Formador, concedido pela Confederação Brasileira de Futebol. O reconhecimento desse trabalho tem se materializado através de grandes conquistas, coletivas e individuais.  

Conquistando o Brasil

Só nesta temporada, o clube já teve três profissionais convocados para a Seleção Brasileira de base: o volante Caetano e o meia Welder, além do preparador físico Fernando Almeida, convidado a compor a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-15. Mais uma prova de que clube se preocupa também em qualificar seus profissionais, afinal, é na mão deles que estão a evolução e o futuro esmeraldino. 

Eternos ídolos

Entre tantos talentos formados pelo Goiás estão, claro, os jogadores, aqueles que a cada lance, a cada gol, tiram a voz do torcedor esmeraldino. De 1943 pra cá, passaram pelo Maior do Centro-Oeste grandes craques e, acima de tudo, exímios atletas. Muitos criados pela própria base esmeraldina: Macalé, Cacau, Uidemar, Dill, Fernandão, Carlos Alberto Santos e Luvanor foram alguns que nasceram aqui para se eternizar aqui, no Goiás Esporte Clube. 

A verdade é que todos que passaram pelo Goiás, nascidos ou não aqui, de alguma forma, foram formados pelo clube. Essa é nossa filosofia: transformar através do esporte. Foi assim que pequenos jogos se transformaram em verdadeiros espetáculos. Foi assim que diversas competições se transformaram em grandes conquistas. Foi assim que vários de nossos atletas se transformaram em eternos ídolos. Foi assim que os primeiros 33 torcedores se transformaram na imensa e apaixonada Nação Esmeraldina. Foi assim que chegamos aos 73 anos com tanto orgulho. 

Comemore, torcedor esmeraldino, essa história também é sua!

Últimas Notícias


28/04/2024

Futebol

Esmeraldino tem grande atuação e vence a Ponte Preta na Serrinha
Leia mais

28/04/2024

Futebol

Goiás X Ponte Preta vai começar! Confira o Guia da Partida em 28/04/2024
Leia mais

27/04/2024

Futebol

Esmeraldino treina na Serrinha e finaliza preparação para estreia em casa
Leia mais

25/04/2024

Futebol

VENDA DE INGRESSOS: Goiás x Cuiabá
Leia mais

25/04/2024

Futebol

VENDA DE INGRESSOS: Goiás E.C. x A.A. Ponte Preta
Leia mais

23/04/2024

Futebol

Douglas Borel é o novo reforço do Goiás
Leia mais