74 anos de Goiás Esporte Clube

06/04/2017

compartilhe

A maior equipe de futebol da região Centro-Oeste do Brasil, comemora nesta quinta-feira (6), o seu 74º aniversário. Até chegar aqui, o Goiás Esporte Clube viveu momentos de luta, superação, emoção e, principalmente, de muitas conquistas que o transformaram em uma das principais equipes do país.

Os primeiros passos foram dados sob a iluminação de um poste na calçada de uma das ruas do Centro de Goiânia, quando os irmãos Lino e Carlos Barsi, ao lado de um grupo de amigos resolveram fundar o Goiás. Há 74 anos, talvez nem eles pudessem imaginar o quanto esse clube iria crescer.

Crescimento

E, neste ano, o Goiás apresentou um de seus maiores projetos: a construção da Arena Goiás, para receber 25 mil torcedores. O anúncio foi feito em janeiro, durante a inauguração da concentração Ninho dos Periquitos. A assinatura do anteprojeto foi realizada pelo arquiteto Edo Rocha e a diretoria esmeraldina aguarda liberação da prefeitura para dar andamento ao processo de construção da arena, no local que hoje está localizado o Complexo Esportivo e Recreativo Ruarc Douglas (Serrinha).

Gestão

Para que o Goiás crescesse foi necessário que muitos profissionais se dedicassem ao clube dentro e fora de campo. Durante a atual gestão do presidente Sérgio Rassi, o clube conseguiu sanar seus débitos e conquistar um equilíbrio financeiro, deixando o Goiás entre os times mais regulares do país. Além disso, nos últimos cinco anos o clube é considerado a marca mais valiosa da região Centro-Oeste. Com isso, o Goiás acabou conquistando novos parceiros, como foi o caso da Caixa Econômica Federal como patrocinadora máster do Verdão.

Categoria de Base

Um dos pontos mais importantes para um clube é revelar grandes jogadores. O Goiás sempre tratou isso com muito respeito e, além de ser reconhecido pela CBF com o Certificado de Clube Formador, o Goiás proporciona aos seus jovens atletas uma estrutura de primeiro nível. A Casa do Atleta foi inaugurada em 2015 para abrigar os jogadores da categoria de base do clube, com assistência 24 horas, dentro do Centro de Treinamento Edmo Pinheiro. Com isso, só em 2016 o Verdão teve a convocação de cinco atletas de base para a Seleção Brasileira.

Iniciação Esportiva

A preocupação do Goiás com a formação de seus atletas começa desde a iniciação esportiva, o que mostra o Projeto Integração, criado para unir o trabalho da escolinha de futebol com a categoria de base. Os três mil alunos que o Goiás possui hoje em suas três unidades, incluindo o projeto social, participam dos melhores campeonatos que são oferecidos para suas categorias na região. Como referência também nas escolinhas de futebol, o Goiás vai sediar este ano, pela quarta vez consecutiva, o maior torneio de futebol infantil do país, o Go Cup.

Conquistas

Dentro de campo os resultados do trabalho externo foram e têm sido conquistados aos poucos. Somente em 1966, 23 anos após sua fundação e um ano após vencer o torneio da morte, que foi um divisor de águas para o futuro esmeraldino, o Goiás conquistou o seu primeiro título de campeão em sua história. A taça do Goianão de 66 garantiu ao Goiás força para levantar o título por 26 vezes, sendo hoje, o maior campeão do Estado, que, em 2017, busca o seu terceiro tricampeonato.

A conquista desse campeonato foi a abertura de uma série de vitórias que o Goiás teria pela frente. O Verdão foi também tricampeão da Copa Centro-Oeste e duas vezes campeão brasileiro da Série B. Além disso, o Goiás disputou a final de dois grandes torneios, a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Agora, neste ano, já na quarta fase da Copa do Brasil, a equipe esmeraldina busca mais essa conquista, além do objetivo maior até o final a temporada, que é o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Aos 74 anos, o clube, que era apenas dos 33, se transformou numa nação de apaixonados!

Parabéns, Goiás! Parabéns, Família Esmeraldina! 

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Goiás x RB Bragantino – Sábado 28/05/2022 – Orientações Sócios-Torcedores
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Flamengo x Goiás: Verdão treina e viaja para o RJ
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Retrospecto: Flamengo x Goiás
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Antes de enfrentar o Flamengo, Diego enfatiza: “Vamos preparados para trazer um bom resultado.”
Leia mais

18/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento na manhã desta quarta (18)
Leia mais

17/05/2022

Futebol Profissional

Após importante vitória contra o Santos, esmeraldino se reapresenta no CT
Leia mais