Base inicia novos projetos científicos
Mantendo sua filosofia de sucesso, base retoma pesquisas para a formação de atletas
Em 2012 o Departamento de Futebol de base iniciou um projeto inovador para a formação de atletas do Goiás Esporte Clube.
Trabalho desenvolvido em conjunto com toda a comunidade do Futebol de base verde, onde os profissionais opinaram e desenvolveram uma METODOLOGIA CIENTÍFICA de FORMAÇÃO de ATLETAS.
Projeto esse apoiado e incentivado pelo Presidente Dr. JOÃO BOSCO LUZ e os vices SERGIO RASSI e ADRIANO, os Diretores MARCELO SEGURADO e VICENTE EMÍDIO, onde todos acompanharam o desenvolvimento da filosofia Goiás Esporte Clube para a formação de novos jogadores.
A MCF como é conhecida, baseia-se em aproximar a UNIVERSIDADE e a PESQUISA da FORMAÇÃO de ATLETAS no Futebol de Base esmeraldino. Basicamente em todas as categorias acontecem mini-projetos de pesquisa, que auxiliam na Formação dos futuros craques do verdão. Projetos estes que buscam integrar os diferentes setores do clube (Assistência Social, Psicologia, Nutrição, Departamento Médico, Preparação Física e Edição de Vídeos) buscando sempre diminuir a possibilidade de erro.
Todos estes mini-projetos são planejados e executados entorno do grande projeto que é a Filosofia Científica de Formação de Atletas, que objetiva sempre formar jogadores para atuarem no time profissional do Goiás Esporte Clube.
Hoje o Departamento de base conta com um banco de dados de TODOS os TREINAMENTOS executados na base esmeraldina.
Todas as categorias são monitoradas treino a treino, cotidianamente. Promovendo assim uma QUALIFICAÇÃO nos trabalhos executados, o que consequentemente aumenta a qualidade técnica dos atletas.
Este trabalho chamou a atenção de todo o estado de Goiás, e em outubro de 2012, o Futebol de Base esmeraldino recebeu o convite da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro para ministrar um módulo da Especialização em Futebol para professores de Educação Física. Os profissionais do Futebol de Base verde planejaram e organizaram toda a apresentação da MCF, o que ocorreu com aulas expositivas e teóricas.
Esta Metodologia foi valorizada durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, quando a imprensa paulista e de todo o país pesquisava sobre os motivos de o clube ter chegado à decisão do torneio, feito histórico para o Centro-Oeste do Brasil.
Os novos profissionais que chegam ao Futebol de Base esmeraldino já recebem um livro com toda a metodologia do Goiás para a formação de jogadores.
Para fevereiro de 2013 já se iniciaram os mini-projetos em cada categoria, agregando os diferentes setores do clube. Os trabalhos são desenvolvidos em grupo com a participação de toda a comunidade da base, respeitando sempre a faixa etária de cada categoria.
Através da pesquisa científica os profissionais da base buscam minimizar a possibilidade de ERRO no processo de seleção dos futuros atletas.
Prof. HELY MAIA
Coordenador Técnico