Base intensifica MCF

31/08/2013

compartilhe

Prof. HELY MAIA
Coordenador Técnico – Futebol de Base

Base intensifica MCF

Certificado CBF valoriza Metodologia Científica de Formação de Atletas

Com a chegada do Presidente Dr. João Bosco em 2012, o Departamento de Futebol de base iniciou um projeto inovador para a formação de atletas do Goiás Esporte Clube. 

Trabalho desenvolvido em conjunto com toda a comunidade do Futebol de base verde, onde os profissionais opinaram e desenvolveram uma METODOLOGIA CIENTÍFICA de FORMAÇÃO de ATLETAS. 

Projeto esse apoiado e incentivado pelo Presidente Dr. JOÃO BOSCO LUZ e os vices SERGIO RASSI e ADRIANO, os Diretores MARCELO SEGURADO e VICENTE EMÍDIO, onde todos acompanharam o desenvolvimento da filosofia Goiás Esporte Clube para a formação de novos jogadores para à equipe profissional esmeraldina.

A MCF como é conhecida, baseia-se em aproximar a UNIVERSIDADE e a PESQUISA da FORMAÇÃO de ATLETAS no Futebol de Base esmeraldino.  Basicamente em todas as categorias acontecem mini-projetos de pesquisa, que auxiliam na Formação dos futuros craques do verdão. Projetos estes que buscam integrar os diferentes setores do clube (Assistência Social, Psicologia, Nutrição, Departamento Médico, Preparação Física e Edição de Vídeos) buscando sempre diminuir a possibilidade de erro.

Todos estes mini-projetos são planejados e executados entorno do grande projeto que é a Filosofia Científica de Formação de Atletas, que objetiva sempre formar jogadores para atuarem no time profissional do Goiás Esporte Clube. 

Hoje o Departamento de base conta com um banco de dados de TODOS os TREINAMENTOS executados na base esmeraldina. 

Todas as categorias são monitoradas treino a treino, cotidianamente. Promovendo assim uma QUALIFICAÇÃO nos trabalhos executados, o que consequentemente aumenta a qualidade técnica dos atletas.  

Este trabalho chamou a atenção de todo o estado de Goiás, e em outubro de 2012, o Futebol de Base esmeraldino recebeu o convite da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro para ministrar um módulo da Especialização em Futebol para professores de Educação Física. Os profissionais do Futebol de Base verde planejaram e organizaram toda a apresentação da MCF, o que ocorreu com aulas expositivas e teóricas.

Esta Metodologia foi valorizada durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, quando a imprensa paulista e de todo o país pesquisava sobre os motivos de o clube ter chegado à decisão do torneio, feito histórico para o Centro-Oeste do Brasil.

Os novos profissionais que chegam ao Futebol de Base esmeraldino já recebem um livro com o texto de toda a metodologia Goiás Esporte Clube para a formação de jogadores.

Todos os trabalhos são desenvolvidos em grupo com a participação de toda a comunidade da base, respeitando sempre a faixa etária de cada categoria.

Através da pesquisa científica os profissionais da base buscam minimizar a possibilidade de ERRO no processo de seleção dos futuros atletas.

O texto do projeto de METODOLOGIA CIENTÍFICA de FORMAÇÃO de ATLETAS – GOIÁS ESPORTE CLUBE será sempre o mediador de todo o processo ensino aprendizagem dos futuros jogadores clube, um trabalho a ser desenvolvido à longo prazo. Reforçando assim a característica cultural do Goiás Esporte Clube, de ser um grande revelador de talento.

Este estudo científico de formação de atletas será complementado com um super monitoramento de cada atleta, com VÍDEOS, RELATÓRIOS e BANCO de DADOS individualizados. Parcerias e pesquisas com universidades também serão incluídas neste mapeamento

Base minimiza possibilidade de erro

Todas as decisões de contratação ou liberação de atleta acontecem em conjunto

O Futebol de Base esmeraldino mantém uma Metodologia Científica de Formação de Atletas que busca sempre MINIMIZAR a possibilidade de ERRO, através de pesquisas e da aproximação da Universidade do futebol de base. 

Profissionalizado, o Departamento de Base do Goiás EC hoje busca uma CONSTANTE QUALIFICAÇÃO do grupo de atletas, diminuindo consideravelmente a QUANTIDADE de atletas abaixo do nível técnico do clube.

As decisões com a SELEÇÃO e ESCOLHA de jogadores para a categoria de base do clube são as que norteiam todo o Departamento de Base, sendo enorme a responsabilidade dos profissionais envolvidos neste processo seletivo, pois são elas que vão formar as futuras revelações do Goiás Esporte Clube. 

Diante desta realidade o Futebol de Base esmeraldino tornou estas decisões DEMOCRÁTICAS, portanto para uma atleta ser INSCRITO, CONTRATADO ou LIBERADO do clube é necessário o preenchimento de um OFICIO PADRÃO solicitando a contratação, renovação ou liberação do atleta. 

Neste oficio constam características físicas e técnicas do jogador em questão, após isto será necessário a ASSINATURA de no MÍNIMO 7 (SETE) PROFISSIONAIS do Clube (Treinador, Auxiliar Técnico, Preparador Físico, Coordenador Técnico, Gerente Executivo, Superintendente e Diretor) cientes e a favor desta contratação, renovação ou liberação. Caso algum destes profissionais envolvidos NÃO se demonstrem favorável à determinada decisão, a solicitação será cancelada.

Após as 7 (Sete) assinaturas, e estando todos favoráveis o oficio é encaminhado ao presidente executivo Dr. João Bosco Luz.

Goiás recebe certificado de clube formador de atletas

Presidente esmeraldino destacou os altos investimentos do Goiás na base

O Goiás Esporte Clube recebeu o certificado da Confederação Brasileira de Futebol que reconheceu o clube como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta. O Verdão entra para um seleto grupo de equipes de futebol de todo País a ter tal certificado.

Temos uma categoria de base muito forte, com um número expressivo de jogadores. Desde o início do ano passado vinhamos firmando contratos de bolsa-aprendizagem com atletas a partir de 14 anos. O Goiás buscou suas garantias, pleiteou junto a CBF e o presidente José Maria Marin assinou o nosso certificado, a partir de então estamos totalmente regulares como um clube formador”, comentou o presidente executivo alviverde, Dr. João Bosco Luz, ao fazer o anúncio da assinatura do certificado.

O presidente falou ainda da segurança do ponto de vista jurídico que Goiás passa ter em relação as jovens promessas esmeraldinas. “Mediante essa situação qualquer clube que tenha interesse em contratar um atleta do Goiás a partir dos 14 anos terá nos procurar e fazer uma proposta financeira, dentro daquilo que a lei faculta”, disse.

Investimentos

O presidente destacou os altos investimentos feitos pelo clube nas categorias de base, e salientou a tranquilidade que o certificado de clube formador dá ao Verdão para continuar investindo maciçamente nos jovens atletas.

“ O Goiás hoje investe muito mais na base do que propriamente no profissional. A construção da casa para os atletas da base é um investimento elevado, quando poderíamos investir em uma nova concentração para os profissionais, que ficará para um segundo momento”, disse o Dr. João Bosco, que relembrou a tradição alviverde de revelar jogadores, e reafirmou o objetivo de, em médio prazo, ter ainda mais jogadores da base no grupo profissional.

EM 2013 A MCF MANTÉM OS SEGUINTES PROJETOS EM ANDAMENTO:

* AVANÇAR ( Treinamento técnico individualizado )

* FORÇA VERDE ( Ganho de Massa Muscular ) 

* INTEGRAÇÃO ( Transição de atletas da Escolinha para a Base )

* PROJETO 2014 ( Acompanhamento do grupo de atletas do Sub15 que irão integrar o Sub17 ) 



Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Ingressos: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

24/05/2022

Futebol Profissional

Dadá Belmonte: “Me sinto em casa no Goiás.”
Leia mais

23/05/2022

Futebol Profissional

De olho em dois confrontos com o RB Bragantino, Verdão se reapresenta no CT Edmo Pinheiro
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Série A: Goiás luta, mas é superado pelo Flamengo no Maracanã, 1 a 0
Leia mais

21/05/2022

Futebol

Nota de Pesar – 21/05/2022
Leia mais