Campeão não por acaso! 5 motivos que levaram o Goiás ao 26º título estadual

11/05/2016

compartilhe

Em casa, mandamos nós

O Goiás foi o time que menos perdeu no Campeonato Goiano. O Verdão se manteve invicto nos nove jogos que fez como mandante, com dois empates e sete vitórias, cinco delas conquistadas no Estádio Hailé Pinheiro, onde o Goiás obteve 100% de aproveitamento.

Já são cinco anos de invencibilidade na Serrinha.  A última derrota esmeraldina no estádio Hailé Pinheiro foi no dia 20 de janeiro de 2011. De lá para cá, foram 28 partidas, 24 vitórias e quatro empates. 

Nesta temporada, o Goiás também foi a equipe que sustentou a maior sequência de jogos sem derrota no Campeonato Goiano. Foram cinco vitórias e três empates da 11ª à 19ª rodada.

A força da nossa torcida

A torcida esmeraldina foi parte importante da conquista do 26º título goiano. O Goiás foi a equipe que levou o maior público em um único jogo: cerca de 18 mil pessoas acompanharam a grande final no Serra Dourada, sendo mais de 16.500 pagantes. Durante toda a competição, o alviverde levou cerca de 65 mil pessoas ao estádio.

Ao longo da competição, a maior torcida do Centro-Oeste deu show nas arquibancadas. Com bateria, festa, novas músicas e nada de violência, mostrou o verdadeiro sentido de ser esmeraldino, apoiando o Goiás em todos os jogos.

Para atrair esse público, o clube desenvolveu uma série de ações, entre elas a promoção Green Friday, com ingressos promocionais vendidos às vésperas do clássico contra o Vila Nova. No Dia Internacional da Mulher, mil torcedoras puderam assistir à partida entre Goiás e Goianésia com ingressos gratuitos. Houve também a Feirinha Gastronômica no estádio Hailé Pinheiro, oferecendo diversas opções de comida para o torcedor. Na final do Goianão, além de homenagens ao Dia das Mães, foi organizado um camarote exclusivo, com diversos atrativos ao torcedor associado ao Nação Esmeraldina.

Comando

Durante todo o Campeonato Goiano, o Goiás foi uma equipe marcada pela regularidade. Não por acaso, está entre os três times que não trocaram de técnico durante a competição. Na terceira passagem pelo clube, Enderson Moreira conquistou mais um título, o quarto da carreira, sendo o terceiro estadual – todos pelo Maior do Centro-Oeste.

Mesmo passando por um período de maturação em seu elenco, o Goiás fez a melhor campanha geral do campeonato, ficando 11 pontos à frente do segundo colocado, o Anápolis. 

Dos 31 jogadores utilizados pelo técnico Enderson Moreira neste campeonato estadual, 13 foram formados na categoria de base esmeraldina. Entre eles, está o atacante Carlos Eduardo, vice-artilheiro alviverde com cinco gols, e eleito o craque do Goianão 2016. O jovem atleta participou de 16 dos 18 jogos realizados pelo Verdão.

Outro que se destacou foi o zagueiro Deivid, que terminou a competição como titular na defesa esmeraldina, realizando nove jogos pelo Goiás. Mais um prata da casa que conseguiu espaço no time de Enderson Moreira foi o lateral Johnathan, que realizou seis partidas como titular do Verde.

O meia Léo Sena, que assim como Johnathan chegou à equipe profissional este ano, participou de seis jogos do Verdão durante o estadual. O meia marcou o último gol do Goiás no campeonato, levando a decisão para os pênaltis, até, enfim, celebrar o primeiro título da carreira profissional, o 26º do Verdão no Campeonato Goiano.

Um time de artilheiros

Com 28 gols em 18 jogos, o Goiás terminou o Goianão 2016 com o melhor ataque da competição. O grande artilheiro foi Rafhael Lucas, que balançou as redes sete vezes nesse estadual. Logo atrás, com cinco gols, vieram Carlos e Wagner, eleitos, respectivamente, o melhor atacante e o melhor meia do campeonato.

Artilheiro do time na temporada, Rafhael Lucas chegou ao Goiás com a meta de fazer 30 gols durante 2016. Somando os sete gols marcados no Campeonato Goiano e os dois na Copa do Brasil, ele já alcançou uma média de 0,5 gol por partida. Só em clássicos, ele marcou três vezes. A boa fase rendeu paródias e apelidos, como “Uh, tá maneiro, o cabeça é artilheiro”; e as comemorações, sempre descontraídas, caíram nas graças do torcedor que, por causa de Rafhael Lucas, passou grande parte do campeonato cantando “Tá tranquilo, tá favorável”. 

Apesar do destaque individual de RL, a eficiência do ataque esmeraldino passou por todo o time. Da defesa ao ataque, todos marcaram gols. O zagueiro Wesley Matos, o lateral Juninho e os meias Murilo, Liniker e Léo Sena marcaram um gol cada. O volante Patrick balançou as redes duas vezes. O atacante Cléo marcou três gols em única partida (hat-trick). Wagner e Carlos fizeram, cada um, cinco gols; e o artilheiro, Rafhael Lucas, marcou sete vezes.

Reestruturação organizacional

Recentemente, o Goiás passou por um período de austeridade. Colocar as contas em dia foi só o primeiro passo para a profissionalização do clube, que inclui uma nova gestão em diversos departamentos. No futebol, foram várias as medidas que interferiram direta e positivamente nos resultados em campo.  A unificação de Profissional e Base em um único Departamento de Futebol possibilitou o melhor aproveitamento dos pratas da casa. Treze jogadores formados no clube integraram o elenco campeão estadual, três deles foram titulares durante grande parte da competição: Deivid, Johnathan e Carlos Eduardo, vice-artilheiro do time e eleito o melhor jogador da competição.   

Do início da temporada pra cá, o elenco esmeraldino aumentou. No total, foram contratados 15 atletas (veja lista abaixo), 14 deles participaram da disputa do Campeonato Goiano, sendo 12 como titulares. Destaque pra Rafhael Lucas, artilheiro do Goiás na temporada e autor do gol do título; além de Wagner e Juninho, que entraram para a seleção dos melhores do campeonato.

Contratações 2016

Goleiro: Ivan 
Laterais: Juninho e Sueliton 
Zagueiros: Wesley Matos e Anderson Salles 
Volantes: Wendel, Wilian e Ramires
Meias: Wagner, Daniel Carvalho, Jhon Cley e Léo Lima
Atacante: Rafhael Lucas, Cléo e Cassiano 

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Bragantino
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Verdão pronto para o oitavo jogo na Série A 2022 – Goiás x RB Bragantino
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Nicolas: “Serão dois jogos muito difíceis contra o RB Bragantino.”
Leia mais

26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Ingressos: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais