Conheça a trajetória de Wendell Lira no Goiás Esporte Clube

12/01/2016

compartilhe

“De Goiás para mundo”, essa foi uma chamada muito utilizada desde que o atacante Wendell Lira foi indicado ao Prêmio Puskás pelo gol mais bonito do mundo na temporada 2015. Mas não seria exagero dizer “Do Goiás para o mundo”. O atleta foi formado nas categorias de base do Goiás Esporte Clube e, por quatro temporadas, defendeu a equipe profissional do Maior do Centro-Oeste, tendo 2007 como seu melhor ano com a camisa do Verdão.

Wendell começou a carreira na Ovel, clube goiano que possui equipes de base. Porém, aos 13 anos, ele chegou ao Goiás depois de ser observado por Carlos Henrique, o Casinha, massoterapeuta das categorias de base do clube alviverde.

A chegada de Wendell, na época, foi avalizada pelo então supervisor esmeraldino, Luvanor Donizete Borges, e pelo treinador Henry Lauar, que passou a comandar os trabalhos do jovem atacante.

“Acompanhei o Wendell desde quando ele jogava na Ovel e tive a oportunidade de ajudar a trazê-lo para o Goiás quando ele tinha 13 anos. Na Ovel ele fazia todo tipo de gol, era cobrador oficial de falta, pênalti, escanteio, tudo, e isso chamou a atenção de muitos aqui no Goiás”, disse Casinha.

Entre as muitas histórias de Wendell com a camisa do Goiás, Casinha se lembra com carinho de uma dificuldade que o jogador teve nos primeiros meses no Centro de Treinamento Edmo Pinheiro: chegar pontualmente nos treinos.  

“Ele morava longe e costumava chegar atrasado nos treinamentos. O Henry de vez em quando até reclamava. Então, eu e a mãe dele compramos uma bicicleta. Isso resolveu o problema e ele nunca mais se atrasou para as atividades no clube”.

Ainda na base alviverde, Wendell já se destacava nacional e internacionalmente. O atacante foi artilheiro e revelação do Campeonato Brasileiro sub-20. Disputou a Copa Sendai pela Seleção Brasileira da categoria, quando formou dupla de ataque com Alexandre Pato.

Profissional

A estreia de Wendell Lira pela equipe profissional esmeraldina foi no dia 15 de fevereiro de 2006, na derrota alviverde contra o Itumbiara por 2 a 1, pelo Campeonato Goiano daquele ano. A melhor temporada do atacante foi em 2007, quando ele fez 21 jogos* no ano – sete no Campeonato Goiano, um na Copa do Brasil, um na Copa Sul-Americana e 12 no Campeonato Brasileiro, tendo marcado cinco gols com a camisa do Maior do Centro-Oeste, sendo dois no Goianão, um na Copa do Brasil e dois no Brasileirão.

Nos anos subsequentes o atleta sofreu com algumas lesões e precisou ter muita força para superar um dos momentos mais difíceis de sua carreira. O fisioterapeuta Bruno Baldo relembra quando conheceu Wendell.

“Quando cheguei ao clube, em 2006, me deparei com um atleta franzino e muito habilidoso. Infelizmente, nossa proximidade começou devido às lesões que insistiam em acompanhá-lo desde as categorias de base e, naquele momento, passariam a ser rotineiras no futebol profissional. Buscamos de todas as formas prevenir novas lesões e melhorar o equilíbrio muscular do atleta. Ele sempre foi amistoso e humilde”, relembra Bruno.

Dos muitos momentos juntos no departamento médico do Verdão, surgiu um relacionamento mais próximo entre o fisioterapeuta e o atleta. Bruno enaltece a qualidade do jogador que ele conhece tão bem.

“Com essa proximidade forçada acabou nascendo uma grande amizade, com muito respeito, que perdura até os dias de hoje e me deixa muito feliz e orgulhoso por essa conquista em Zurique. Tenho certeza que essa porta que se abriu para ele fará com que possa mostrar para todos que o gol mais bonito do mundo não foi por acaso, que ele tem qualidade suficiente para fazer muitos outros com mesma beleza e habilidade”.

O Goiás Esporte Clube se orgulha de fazer parte da trajetória de Wendell Lira e ter dado início a uma história de superação que terminou com um dos prêmios mais importantes do futebol mundial. Parabéns, Wendell!

*Números de Wendell Lira na equipe profissional do Goiás – Fernando Lima

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Guia da partida: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Verdão pronto para o oitavo jogo na Série A 2022 – Goiás x RB Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Nicolas: “Serão dois jogos muito difíceis contra o RB Bragantino.”
Leia mais

26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais