Cumprindo punição do STJD, Goiás desenvolve materiais educativos

01/06/2016

compartilhe

Os dois primeiros jogos do Goiás como mandante nesta Série B de Campeonato Brasileiro foram longe de sua casa e de seu principal patrimônio: o torcedor esmeraldino.

As partidas diante de Londrina e Brasil de Pelotas foram realizadas no Estádio JK, em Itumbiara, a cerca de 200km de Goiânia, cumprindo uma determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A punição foi em decorrência dos incidentes ocorridos dia 18 de novembro de 2015, no Serra Dourada, em partida diante do Coritiba. Além da perda de mando de campo, o Goiás foi condenado a pagar 30 mil reais, valor que foi convertido em materiais educativos a serem desenvolvidos e plenamente divulgados pelo clube nas primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro 2016.

Seguindo as recomendações do STJD, o Goiás desenvolveu, entre outros materiais de comunicação, o Manual do Torcedor Esmeraldino, onde há uma mescla de informações obrigatórias e opcionais que podem esclarecer melhor as condições de acesso e permanência no recinto esportivo previstas no Estatuto do Torcedor.

Acreditamos que essa seja uma oportunidade de trazer de forma mais amigável informações que possam ajudar o time e, principalmente, o torcedor esmeraldino ao frequentar o estádio. 

Com uma linguagem simples e direta, transformamos regras em jogadas, facilitando o entendimento de leis e recomendações da justiça desportiva e de órgãos que regem o futebol brasileiro.

Mais do que isso, trouxemos sugestões de como transformar a ida ao estádio em uma experiência segura e, ao mesmo tempo, divertida, festiva. É natural que, em um ambiente com grande diversidade de pessoas, surjam as mais variadas dúvidas. Procuramos esclarecê-las de forma a evitar transtornos para o torcedor e punições para o clube.

O Regulamento da FIFA e o próprio Estatuto do Torcedor preveem que as entidades de prática desportiva sejam responsáveis pelos atos de seus torcedores. Quanto mais consciente for nosso público dessa responsabilidade, maiores as chances de evitarmos novas ocorrências que venham a afastar o time de seu estádio, de sua cidade, de sua casa, do apoio de seu torcedor.

Acreditamos que, facilitando o acesso à informação, podemos esclarecer dúvidas, e, acima de tudo, trazer vantagens ao torcedor. Estando todos cientes de seus direitos, deveres e responsabilidades, prevenimos desordens, evitamos confusões, e, em casos mais extremos, salvamos vidas.

Preservar a segurança, garantir a boa convivência e proporcionar a melhor experiência possível são os nossos propósitos no intuito de aproximar, cada vez mais, clube e torcida. Acreditamos que, assim, com a presença e apoio dos torcedores, o Goiás será cada vez mais forte.

Mais um julgamento

Nesta quarta-feira, 1º, em decorrência das confusões registradas em súmula após partida contra o Londrina, em Itumbiara, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2016, o clube foi julgado pelo STDJ, correndo o risco de, mais uma vez, ser punido.

Com o intuito de demonstrar à justiça desportiva todos os esforços da agremiação no processo de conscientização de seu público, foi antecipada a divulgação do Manual do Torcedor, que seria, num primeiro momento, entregue à torcida esmeraldina às vésperas de seu primeiro jogo no Serra Dourada, terça-feira, 7, diante do Bahia. 

O material foi utilizado pela defesa do clube; e o Goiás, absolvido de qualquer punição.

A ideia é distribuir o Manual do Torcedor ao longo de toda a Série B, para, assim, alcançarmos o maior número possível de torcedores. Vemos a internet como um grande aliado nesse processo e contamos com a ajuda do torcedor para aumentar ainda mais o alcance dessas informações que podem colaborar para que todos saiam ganhando.

 

Para baixar o seu exemplar, é só clicar aqui.

Últimas Notícias


28/05/2022

Futebol Profissional

Goiás 1 x 1 RB Bragantino
Leia mais

28/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Verdão pronto para o oitavo jogo na Série A 2022 – Goiás x RB Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Nicolas: “Serão dois jogos muito difíceis contra o RB Bragantino.”
Leia mais

26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais