Foram 120 encontros até Goiás e Anápolis, enfim, se enfrentarem em uma decisão de Campeonato Goiano. No próximo domingo, 8, uma final inédita no Serra Dourada. O Goiás, maior campeão estadual, busca seu 26º título; e o Anápolis, de olho na segunda taça de sua história.
No último domingo, as equipes fizeram o jogo de ida da final do Goianão e empataram em 0 a 0, no estádio Jonas Duarte. O título estadual será decidido dia 8 de maio, às 16h, no estádio Serra Dourada.
Desde o ano 2000, o Goiás disputou quatro finais de Goianão contra times do interior, vencendo três delas: em 2002 e 2003, diante do Novo Horizonte, e ano passado contra a Aparecidense. A única derrota foi em 2008, para o Itumbiara.
O último encontro decisivo entre Goiás e Anápolis aconteceu em 2008, pelas semifinais do Campeonato Goiano. No jogo de ida, o Anápolis venceu por 3 a 1, no estádio Jonas Duarte. O jogo de volta, no Serra Dourada, marcou a classificação esmeraldina após uma emocionante vitória por 4 a 1, de virada.
Nos últimos oito confrontos realizados entre Goiás e Anápolis, o Verdão se manteve invicto, vencendo sete vezes e empatando uma. No geral, as equipes já se enfrentaram 120 vezes, com 36 empates, 61 vitórias do Goiás e 23 vitórias do Anápolis. O retrospecto traz ainda 205 gols do Verdão e 103 do Galo da Comarca.
Nesta edição do Campeonato Goiano, o Goiás vem de uma sequência de sete jogos de invencibilidade. Já o Anápolis não perde há cinco rodadas. Durante a primeira fase do Goianão 2016, os times se enfrentaram apenas uma vez, pela primeira rodada do terceiro turno, e o Goiás venceu por 3 a 1. Carlos Eduardo (2) e Rafhael Lucas marcaram para o Maior do Centro-Oeste. Foi a única vez que o time anapolino levou três gols no torneio.