Goiás abraça campanha de conscientização sobre o autismo

25/03/2017

compartilhe

O Goiás Esporte Clube abraçou uma campanha pela conscientização sobre o autismo, que busca levar mais informações a população sobre esse distúrbio e diminuir o preconceito com os mais de dois milhões de brasileiros que são afetados por este transtorno.

Na última sexta-feira, 24, crianças autistas visitaram o Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, puderam conhecer as dependências do clube, além de interagir e bater uma bola com os jogadores do Verdão.

No clássico deste domingo, contra o Vila Nova, as duas equipes se unem em prol desta nobre causa. Os jogadores entrarão em campo com uma camiseta que simboliza a campanha de conscientização sobre o autismo, além de uma faixa que circulará a beira do gramado, sendo conduzida pelas musas dos dois clubes.

Sobre o autismo*

Popularmente conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na comunicação e interação social e também por comportamentos repetitivos e estereotipados. Antes dos três anos de vida já podem ser observados alguns sinais, como alterações no sono, aversão ao contato físico, dificuldade de olhar nos olhos, não responder quando chamado pelo nome, não imitar gestos (como bater palmas, acenar ao se despedir), dificuldade de interação com crianças, entre outros. Se desconfiados, os pais devem relatar suas dúvidas ao pediatra.

Todo 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista, cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.

Goiânia será sede do 2º Encontro Goiano de Autismo, que será realizado entre os dias 5 e 8 de abril. O evento tem como objetivo disseminar informações seguras e importantes sobre um dos transtornos do neurodesensenvolvimento que mais têm aumentado a prevalência no mundo todo.

*Com informações do site www.autismoerealidade.org

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Dadá Belmonte: “Me sinto em casa no Goiás.”
Leia mais

23/05/2022

Futebol Profissional

De olho em dois confrontos com o RB Bragantino, Verdão se reapresenta no CT Edmo Pinheiro
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Série A: Goiás luta, mas é superado pelo Flamengo no Maracanã, 1 a 0
Leia mais

21/05/2022

Futebol

Nota de Pesar – 21/05/2022
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Flamengo x Goiás – 21/05/2022
Leia mais

20/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Flamengo x Goiás
Leia mais