Goiás promove evento de conscientização sobre arritmia cardíaca

10/11/2016

compartilhe

Todos os anos, a arritmia cardíaca acomete mais de 20 milhões de pessoas, sendo responsável por mais de 320 mil mortes súbitas no Brasil.

É sabido também que cerca de 80% das paradas cardíacas não ocorrem dentro de hospitais. Na grande maioria das vezes, o situação, que pode ser fatal, acontece em locais do dia-a-dia das pessoas que nem sempre estão preparadas para prestar os primeiros socorro, que podem ser fundamentais para a sobrevivência da vítima.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de evitar, reconhecer e tratar as arritmias cardíacas, está sendo realizada, em todo o Brasil, a 10ª edição da campanha Coração na Batida Certa, realizada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado no próximo sábado, 12 de novembro.

Goiás entre os participantes

O Goiás Esporte Clube, que promove um estilo de saudável através da prática do esporte, abraçou a causa. Em parceria com o Hospital Anis Rassi, o clube sediou na última terça-feira, 8, no Complexo Esportivo e Recreativo Ruarc Douglas (Serrinha), um evento com palestras, demonstrações, simulações e autoexame.  

Entre os participantes do evento, o presidente executivo do Goiás e também cardiologista, Dr. Sérgio Rassi, que destacou a importância da campanha dentro do clube. “Nós lidamos com futebol e a atividade física que, além do esforço físico, envolve emoção, um dos fatores desencadeantes para a arritmia. Quando estamos em um estádio, com milhares de pessoas, há a possibilidade de uma, que está vivenciando essa emoção característica do futebol e de outros esportes, ter condições pré-disponentes para ter uma arritmia fatal. É importante trazer esse conhecimento para dentro do clube e para o nosso torcedor”, enfatiza o esmeraldino.

O evento, que teve duração de dois períodos, foi aberto aos colaboradores, comunidade e imprensa. Além das palestras ministradas por experientes profissionais da área, todos os participantes tiveram aulas práticas de primeiros socorros a adultos e crianças.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Dr. Fernando Carneiro, a iniciativa contribui para que muitas vidas sejam salvas. ” O evento é focado principalmente na parada cardiorespiratória. Na semana da arritmia e também da morte súbita, o Hospital Aniss Rassi, o Goiás Esporte Clube, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia e a Sociedade Goiana de Anestesiologia estão promovendo essa oportunidade para que a comunidade aprenda as manobras de suporte básico de vida, contribuindo para a reanimação e o aprendizado da reanimação em outras estruturas que não sejam hospitais”, destaca Fernando.

Todo o evento, destacado também na nossa galeria de fotos, teve a cobertura da TV Goiás. Para acompanhar o vídeo, clique aqui.

Mais uma oportunidade

Dando continuidade aos objetivos da campanha, será realizado, nesta sexta-feira, 11,  um último evento em Goiânia, no Hospital Anis Rassi, localizado na Avenida José Alves, 453, Setor Oeste, a partir das 11h. Para mais informações, acesse: http://www.arh.com.br/site/

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Imagens do treinamento na manhã desta quarta (18)
Leia mais

17/05/2022

Futebol Profissional

Após importante vitória contra o Santos, esmeraldino se reapresenta no CT
Leia mais

17/05/2022

Futebol Profissional

Tadeu: “Estas duas vitórias foram conquistadas com muito mérito e trabalho de todos.”
Leia mais

15/05/2022

Futebol Profissional

Com a Serrinha lotada, Goiás vence o Santos e sobe na tabela da Série A
Leia mais

14/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Santos
Leia mais

14/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Goiás x Santos – 15/05/2022
Leia mais