Goiás recebe renovação de Certificado de Clube Formador

14/04/2015

compartilhe

O Goiás Esporte Clube recebeu na última segunda-feira, 13, a renovação do certificado da Confederação Brasileira de Futebol, que reconhece o clube como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta na Categoria A, válida por dois anos. O Verdão havia conquistado o certificado em 2013 e passou a fazer parte de um seleto grupo de equipes no Brasil que possuem a certificação.

A obtenção do Certificado de Clube Formador depende do cumprimento de vários requisitos impostos pela CBF e pela Lei Pelé, o que permitiu que o Goiás renovasse por mais dois anos como explica o advogado do clube, Dr. João Vicente. “A renovação comprova que o Goiás além de ter uma excelente estrutura na Categoria de Base vem cumprindo todos os requisitos exigidos pela Lei Pelé e CBF para que seja entendido como um clube formador”.

Um clube só pode firmar um Contrato Especial de Trabalho Desportivo com o atleta a partir dos 16 anos de idade. Os atletas amadores que não possuírem contrato profissional recebem o Instrumento Particular de Bolsa Aprendizagem de Atleta de Futebol, o que garante o seu vinculo com o clube formador impedindo que outros clubes retirem o atleta sem o pagamento de indenização.

“Se o clube tiver o Certificado de Clube Formador e tiver firmado com o atleta um contrato de Bolsa Aprendizagem, o clube pode exigir para a liberação do atleta, inclusive para o registro do atleta em outro clube, uma indenização de até 200 vezes o valor que comprovadamente foi gasto com aquele atleta, o que traz uma segurança muito grande para os clubes formadores”, explica Dr. João Vicente. 

Nos últimos anos o Goiás tem investido cada vez mais na Categoria de Base, e atualmente o elenco profissional conta com 17 atletas formados no clube. Em março, o Goiás teve a convocação do atacante Erik, formado na base esmeraldina, para a Seleção Olímpica. No último dia 6, o clube realizou a inauguração da Casa do Atleta, com estrutura inovadora para abrigar mais de 40 atletas da Categoria de Base.

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Após importante vitória contra o Santos, esmeraldino se reapresenta no CT
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Tadeu: “Estas duas vitórias foram conquistadas com muito mérito e trabalho de todos.”
Leia mais

15/05/2022

Futebol Profissional

Com a Serrinha lotada, Goiás vence o Santos e sobe na tabela da Série A
Leia mais

14/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Santos
Leia mais

14/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Goiás x Santos – 15/05/2022
Leia mais

14/05/2022

Futebol Profissional

Goiás fecha preparação e iniciação concentração para encarar o Santos
Leia mais