Goiás recebe renovação do Certificado de Clube Formador

27/05/2017

compartilhe

Durante evento realizado na manhã deste sábado na Casa do Atleta, o Goiás Esporte Clube recebeu a renovação do Certificado de Clube Formador, reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol, na categoria A.

A entrega do documento foi realizada pelo diretor geral da Federação Goiana de Futebol, Leonídio José dos Anjos, que repassou o certificado para os representantes do Goiás. Os atletas da categoria de base também participaram do momento e tiveram a oportunidade de conhecer toda a importância do certificado.

O diretor da FGF aproveitou o momento para destacar o merecimento do Goiás em receber o certificado da CBF. “Cada ano o Goiás nos surpreende com nova estrutura e novas mentalidades. Acho que nada mais justo que ele estar recebendo hoje a renovação do Certificado de Clube Formador, pela segunda vez. As exigências estão só aumentando, mas tudo o que foi solicitado o Goiás cumpriu. E tenho certeza que, futuramente, se tiver alguma mudança na resolução, o Goiás vai estar 100% preparado para cumpri-la” declarou Leonídio.

A obtenção da certificação de clube formador depende do cumprimento de vários requisitos impostos pela CBF e exige que os clubes cada vez mais busquem se atualizar quantos às necessidades, como explica a gerente de DRT do Goiás, Neuza de Paula. “Isso significa que o Goiás está no caminho certo, que o Goiás tem formado atletas, tem estrutura e tem competência para formar mais jogadores. Nós estamos buscando a excelência. Com o certificado somos respeitados e temos a credibilidade que o atleta está num clube reconhecido pela CBF e pelas instituições que movem o futebol.”

O Verdão já havia conquistado o certificado em 2013, renovou em 2015 e, agora, em 2017. Na categoria A, a certificação e válida por dois anos e, com isso, o Goiás passou a fazer parte de um seleto grupo de equipes certificadas no Brasil.

“Muitos clubes no Brasil ainda não têm esse certificado, por isso, a valorização é muito grande. Isso só valoriza todo o investimento que o Goiás faz na categoria de base e toda a tradição que ele tem de formar jogadores. Antigamente os clubes perdiam muitos jogadores para outras equipes e não existia garantia de benefícios futuros. Hoje nenhum atleta pode deixar o clube sem que o clube seja ressarcido por todo o investimento que é feito nele. Desde 2013 o Goiás não perdeu mais nenhum atleta para outras equipes sem que o clube fosse ressarcido ou que houvesse parceria entre as equipes”, contou o coordenador administrativo da base, Hely Maia.

A renovação do certificado por mais dois anos só foi possível graças ao trabalho do Goiás para cada vez mais oferecer uma formação de qualidade aos seus atletas. Para obter o documento da CBF, os clubes precisam apresentar relação de técnicos e preparadores físicos; programa de treinamento; comprovar participação em competição oficial; proporcionar assistência educacional e médica; possuir psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, dentista e alojamento para os atletas; oferecer bolsa aprendizagem e muitos outros requisitos que o Goiás oferece hoje para seus jovens atletas.

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Goiás x RB Bragantino – Sábado 28/05/2022 – Orientações Sócios-Torcedores
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Flamengo x Goiás: Verdão treina e viaja para o RJ
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Retrospecto: Flamengo x Goiás
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Antes de enfrentar o Flamengo, Diego enfatiza: “Vamos preparados para trazer um bom resultado.”
Leia mais

18/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento na manhã desta quarta (18)
Leia mais

17/05/2022

Futebol Profissional

Após importante vitória contra o Santos, esmeraldino se reapresenta no CT
Leia mais