Há um ano, o Goiás deu mais um grande passo para se tornar referência no quesito estrutura. Nessa semana, a Casa do Atleta, comemorou seu primeiro aniversário. Inaugurado no dia 6 de abril de 2015, o espaço foi especialmente projetado para os garotos da categoria de base esmeraldina.
A Casa do Atleta oferece aos jovens talentos do Goiás Esporte Clube a melhor estrutura de trabalho, com assistência e supervisão de profissionais do clube durante 24 horas por dia, tudo para beneficiar a formação do atleta, que vai muito além dos gramados.
A assistente social e administradora da casa, Renata Borelli, é a responsável por acompanhar os atletas e conta como é o dia-a-dia no local. “Nosso objetivo é trabalhar para o bem-estar dos meninos, tentando amenizar a saudade da família, proporcionar lazer, e incentivar o cumprimento de exigências, com o estudo, as refeições, horários e desempenho em campo”, afirma Renata.
Localizada no Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, a casa tem capacidade para cerca de 50 atletas. Atualmente, o local aloja 24 jogadores. Dois deles já estão trabalhando com a equipe de futebol profissional, o meia Thalles e o lateral Jefferson.
Em 2013, o Goiás recebeu da Confederação Brasileira de Futebol o Certificado de Clube Formador, na categoria A, válido por dois anos. O documento reconhece o clube como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta e garante ao Goiás maior segurança na formação de jogadores na Categoria de Base. Em 2015, o Goiás recebeu a renovação do certificado, o que auxilia o clube a investir cada vez mais na preparação dos atletas.
Para obter tal o Certificado de Clube Formador, o clube depende do cumprimento de vários requisitos impostos pela CBF, como: apresentar relação de técnicos e preparadores físicos; programa de treinamento; comprovar participação em competição oficial; proporcionar assistência educacional e médica; possuir psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, dentista e alojamento para os atletas; oferecer bolsa aprendizagem e outros.
Além de tudo isso, a estrutura conta ainda com uma imensa área verde, composta por árvores nativas e lago natural, além de áreas de convivência e lazer, piscina, quiosque e salão para eventos.
Para conhecer melhor a Casa do Atleta, confira nossa galeria de fotos. Acesse também o tour especial feito pela TV Goiás.