“Ídolos são eternos, não morrem quando se vão, continuam vivos em nossa memória, vivos em nosso coração”. Este é um trecho do texto de Arnaldo Hase, na homenagem da TV Goiás a Fernando Lúcio da Costa, ou simplesmente, Fernandão. O ídolo esmeraldino, se estivesse entre nós, completaria 38 anos de idade nesta sexta-feira, 18.
Fernandão foi um jogador criado nas escolinhas do Goiás Esporte Clube, passou pelas categorias de base do Verdão até chegar à equipe profissional em 1995, ano em que completava apenas 17 anos.
O atacante se destacou no Goiás, conquistando, no total, oito títulos com o Manto Sagrado Esmeraldino. Entre eles, o pentacampeonato Goiano (1996 a 2000); o Campeonato Brasileiro da Série B (1999), e duas Copas Centro-Oeste (2000 e 2001).
Durante a Série B de 99, Fernandão marcou um dos mais belos gols da história do estádio Serra Dourada e também do Goiás Esporte Clube. No empate em 4 a 4 com o Bahia, o camisa 10 recebeu cruzamento de Marquinhos. De costas para o gol, ele matou a bola no peito e emendou uma bicicleta de fora da área. Uma imagem eternizada na memória dos esmeraldinos.
Depois de passar pelo futebol francês e por outras equipes do futebol brasileiro, Fernandão retornou ao Goiás no segundo semestre de 2009, contribuindo diretamente com a boa campanha no Campeonato Brasileiro, quando o Verdão chegou a brigar por vaga na Copa Libertadores da América.
Em 7 de junho de 2014, de maneira prematura, Fernandão nos deixou. Ele sofreu um acidente de helicóptero, em Aruanã, cidade do oeste do estado de Goiás, onde o ex-jogador tinha uma propriedade rural.
*Confira, na nossa galeria de fotos, alguns momentos históricos de Fernandão no Goiás Esporte Clube.