Há 67 anos, nascia na cidade de Uberlândia, em Minas Gerias, um craque que, tempos depois, viria a compor a história do Goiás Esporte Clube. Lincoln de Freitas Neves, ou simplesmente Lincoln, completa, nesta terça-feira, 16 de agosto, mais um ano de vida.
Centroavante nato, Lincoln ficou conhecido também como Leão da Serra. O apelido foi atribuído pelo cronista esportivo Edson Rodrigues pelas características físicas do jogador, como a “cabeleira” e o bigode, que, segundo o radialista, lembravam um leão. O cognome, repetido pelo narrador a cada gol de Lincoln, acabou caindo na graça da torcida.
A idolatria cresceu na mesma proporção que as conquistas de Lincoln com a camisa esmeraldina. Ao todo, o ex-atacante participou de cinco edições do Campeonato Brasileiro, marcando 39 gols em 96 jogos. Foi ainda o principal goleador do Goianão em 1974 e 1976, com 18 gols.
Com um elenco recheado de craques, até hoje lembrados com carinho pelo torcedor esmeraldino, o Goiás alcançou grandes feitos na década de 70. Entre eles, a primeira participação no Campeonato Brasileiro, em 1973, quando Lincoln marcou o primeiro gol do Verdão na competição, na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no Estádio Olímpico.
Em 1975, Lincoln conseguiu outro grande feito em sua carreira: foi o primeiro jogador do Brasil a marcar um gol no Estádio Serra Dourada. Na oportunidade, ele vestia a camisa da Seleção Goiana, que enfrentava a Seleção de Portugal, na inauguração do palco maior do futebol de Goiás.
Para relembrar outras histórias do Leão da Serra, reveja a entrevista especial dada pela craque à TV Goiás, em 2015, na comemoração dos 72 anos de fundação do Goiás Esporte Clube.