Morre Joviro Rocha, ex-jogador e presidente esmeraldino

31/05/2016

compartilhe

Na madrugada desta terça-feira, 31, o Goiás Esporte Clube perdeu um dos grandes nomes de sua história. O ex-jogador e presidente Joviro Rocha faleceu aos 88 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

Nascido em Santa Lúcia, no Estado de São Paulo, Joviro mudou-se para Goiânia em 1941, antes mesmo da fundação do Goiás, e iniciou a carreira como jogador de futebol nas categorias de base do Goiânia Esporte Clube. 

Filho de português com italiano, Joviro ganhou um apelido inusitado na época de jogador. O meia era conhecido no futebol como Turquinho, apelido que ganhou de um massagista na época dos juniores.

Chegou ao Goiás em 1951 e participou da equipe que venceu, em campo, o Campeonato Goiano daquele ano em cima do Goiânia. Alguns anos depois, contudo, o título foi tirado da equipe esmeraldina no tribunal. Como atleta, Joviro vestiu a camisa do Verdão até 1953. Após esse ano, o jogador chegou a representar algumas equipes do interior goiano. 

Em 1962, após encerrar a carreira como jogador, a paixão pelo Goiás fez Joviro retornar ao clube, dessa vez, como dirigente. Ao lado do saudoso e também ex-presidente Ruarc Douglas, Joviro idealizou vários projetos que contribuíram para o crescimento do Maior do Centro-Oeste. O trabalho gerou vários frutos, entre eles, o primeiro título da história do clube, conquistado em 1966, há 50 anos. 

No biênio 1981/1982, Joviro assumiu a presidência executiva do Goiás. Em sua gestão, o Verdão conquistou o quinto título do Campeonato Goiano de sua história. Mesmo com o fim do mandato, Joviro continuou sendo presença ativa no Goiás. Como conselheiro, participava com frequência das reuniões realizadas pelo clube.

Na última segunda-feira, 30, Joviro esteve presente na sede esmeraldina para uma visita informal. À noite, o dirigente sentiu-se mal e foi levado pela família ao hospital, onde teve uma parada cardíaca fatal.

Despedida

O velório está sendo realizado no cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento será às 16h, no cemitério Santana. 

Últimas Notícias


26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Ingressos: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

24/05/2022

Futebol Profissional

Dadá Belmonte: “Me sinto em casa no Goiás.”
Leia mais

23/05/2022

Futebol Profissional

De olho em dois confrontos com o RB Bragantino, Verdão se reapresenta no CT Edmo Pinheiro
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Série A: Goiás luta, mas é superado pelo Flamengo no Maracanã, 1 a 0
Leia mais