Projeto Avançar 2014

04/02/2014

compartilhe

Prof. HELY MAIA
Coordenador Técnico – Futebol de Base
Metodologia Científica de Formação de Atletas

Projeto Avançar 2014

Após o Sucesso em 2013, o PROJETO AVANÇAR, realizado pelo Futebol de Base esmeraldino, reiniciou suas atividades no ano de 2014.

Os jogadores da categoria Sub17 foram os primeiros a desenvolver o trabalho em 2014.

O Coordenador do Projeto Ismael Viana realizou todo o mapeamento dos atletas selecionados pelo grupo de formação.

Cada jogador vem sendo monitorado cotidianamente em seus treinamentos, buscando um nível de excelência Goiás Esporte Clube.

 

ENTENDA O PROJETO AVANÇAR

Projeto Avançar é um sucesso na base
O nome já esta na boca da garotada, “Hoje tenho treino do Avançar…”, sucesso de credibilidade e comprometimento entre os futuros craques do Verde, o PROJETO AVANÇAR, iniciado no mês de Agosto.2013, vem se tornando um relevante projeto de auxilio ao complexo processo ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos do Futebol. 

O grupo formado por ISMAEL VIANA, RICARDO SCAGLIUSI e JÚLIO ALENCAR vem desenvolvendo uma forma individualizada de TREINAMENTOS, em conjunto com um MAPEAMENTO e ANÁLISE de VÍDEOS para observação do desenvolvimento específico. Todos em prol da melhoria de determinada deficiência técnica de atletas da base esmeraldina.

Em reunião com cada categoria, a Coordenação Técnica definiu os atletas de potencial, que necessitavam melhorar substancialmente algum fundamento específico do jogo.
Assim se estabeleceu todo um planejamento de treinos individualizados e específicos, fora do horário normal de trabalho dos atletas, para que esta deficiência fosse corrigida através de repetitivos movimentos, fomentando a evolução do Gesto Técnico.

Sendo que toda a carga e período do treino são monitorados previamente pela comissão técnica. Exemplo: um jogador canhoto com deficiência de utilizar a perna direita, realizará movimentos repetidos para aperfeiçoar e assimilar a utilização da perna direita.
Historicamente o Goiás Esporte Clube sempre teve como tradição a formação de jogadores técnicos. Portanto, o objeto central de pesquisa deste projeto será a detecção em conjunto do “problema/deficiência” do jogador, para uma posterior análise e construção do plano de ação.

Após o sucesso do projeto FORÇA VERDE, lançado no primeiro semestre de 2013, para  ganho de massa muscular, o Futebol de Base esmeraldino inicia uma nova ideia para uma excelência a formação dos atletas da base. O PROJETO AVANÇAR.

Os executores do projeto comentaram a evolução do Avançar no Futebol de Base do Goiás Esporte Clube:

Ismael Viana (Coordenador de Projetos e Academia): “É muito bom poder fazer parte do desenvolvimento deste projeto, onde percebo a grande dedicação dos atletas com uma evolução cada dia nas atividades proposta, na busca de uma melhora no gesto motor, diminuindo assim suas deficiências. Esperando um resultado satisfatório com as repetições exaustivamente dos fundamentos que apresenta dificuldades, realizando também analise de vídeos e acompanhamentos em alguns jogos, para verificar o desempenho destes atletas.”   

Ricardo Scagliusi (Responsável Técnico da Academia): “Essa primeira fase do Projeto Avançar, foi importantíssimo a leitura do movimento dos atletas inseridos para corrigirmos os vícios apresentados nos fundamentos, onde, tivemos um ótimo auxílio do nosso cinegrafista Júlio Alencar com as filmagens dos treinos. Para que os próprios atletas possam ver nos vídeos em qual momento do movimento encontra-se  os vícios para correção dos mesmos.  Continuidade é a palavra chave para ótimos resultados futuramente ao Clube. A princípio destacamos o grande interesse dos atletas em melhorarem seu desempenho técnico com o Projeto Avançar. fato esse, demonstra que estamos no caminho certo, pois, um dos grandes desafios no Esporte é despertamos um “Querer Mais” em nossos atletas.”

 Júlio Alencar (Cinegrafista): “Como um mero observador, ao gravar os movimentos dos atletas participantes do projeto, vejo o quanto este trabalho é importante. No decorrer do projeto, observa-se que determinadas deficiências já estão enraizadas na forma como os atletas executam os movimentos… sem esta atenção especial do PROJETO AVANÇAR seria impossível, ou quase impossível, que estes atletas se corrigissem sozinhos. Com o PROJETO AVANÇAR ganha o atleta e ganho Goiás EC. Parabenizo os Professores Ricardo e Ismael responsáveis pela execução do projeto.”

O treinador do Sub17 esmeraldino RAFAEL BARRETO relatou: “Estamos notando no dia a dia dos treinamentos a evolução dos atletas que estão participando do Projeto Avançar. O aperfeiçoamento de uma técnica específica faz o atleta ter mais confiança e, naturalmente, um rendimento melhor nos treinos e jogos. O atleta que aperfeiçoa gestos técnicos específicos aumenta o repertório motor e se torna capaz de tomar a decisão certa sobre o momento mais adequado para utilizar um determinado fundamento nas diversas situações de jogo.”

Completou JUNIOR HENRIQUE, treinador da categoria Sub15 do Goiás Esporte Clube: “Podemos perceber o tamanho da importância do nossoprojeto, pois, os atletas do sub-15 quando chegam na categoria de base fica visível a carência de alguns gestos técnicos, pois os mesmos nunca tiveram oportunidades de executar fundamento e serem corrigidos de forma lógica, lembrando que estes garotos acabaram de ter sua primeira experiência de jogar em algum clube (base), vivenciando novas situações e tudo isto que eles encontram nesta etapa acaba sendo novidades, por este motivo devemos sempre valorizar este projeto, pois, desta forma estamos construindo a base de um bom atleta que são os fundamentos dos gestos técnicos, hoje no nosso trabalho realizado durante o nosso cotidiano percebermos que muitos atletas estão com dificuldades em algumas realizações, como por exemplo o nosso sub – 15 tem a maior dificuldade nas bolas aéreas. Após criarmos o projeto podermos perceber que nossos atletas melhoraram bastante. Com o apoio da tecnologia podemos filmar e mostra á forma que foi realizado o fundamento tirando todas as duvidas deles, isto favoreceu bastante no aprimoramento dos mesmos. Hoje nos nossos jogos conseguimos realizarmos números surpreendentes tanto nas bolas aéreas defensivas como nas ofensivas. Outra situação que nos preocupava bastante principalmente e fazer com que os jogadores canhotos execute trabalhos com a perna direita agora já estamos conseguindo ver bons resultados. Após o inicio do projeto podemos perceber o tamanho da importância deste trabalho realizado juntamente com outros profissionais que nos apoiam para complementarmos o sucesso de jovens futuros valores do Goiás Esporte Clube.”

               
   Ismael Viana       Ricardo Scagliusi      Júlio Alencar

 

Últimas Notícias


28/05/2022

Futebol Profissional

Goiás 1 x 1 RB Bragantino
Leia mais

28/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Verdão pronto para o oitavo jogo na Série A 2022 – Goiás x RB Bragantino
Leia mais

27/05/2022

Futebol Profissional

Nicolas: “Serão dois jogos muito difíceis contra o RB Bragantino.”
Leia mais

26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais