A equipe sub-17 do Goiás Esporte Clube, que se reapresentou nesta semana, passou na manhã desta sexta-feira, 7, pelo sistema de avaliação física implementado no Verdão este ano para a equipe profissional, o método é o FMS, sigla em inglês, que, na prática, é uma padronização do sistema funcional, ou seja, uma repadronização dos movimentos dos atletas. A avaliação foi aplicada pelo preparador físico da equipe profissional, Danny Sérgio.
O Goiás, em parceria com Alexandre Argolo da Connect Funcional, é pioneiro entre os clubes do futebol brasileiro na implementação de um sistema de avaliação física, que já é utilizado no futebol europeu, em especial na Alemanha.
“FMS é uma avaliação física que detecta ativação muscular para cada movimento, mostrando limitações, compensações e desequilíbrios musculares. A avaliação é formada por sete exercícios que exigem dos atletas diferentes posturas nos indicando se os jogadores utiliza a musculatura correta”, explicou o preparador físico Danny Sérgio que, junto com o fisiologista André Araújo, foram os esmeraldinos que participaram da capacitação deste novo sistema, que aconteceu em Belo Horizonte, em novembro.
Este será mais um instrumento da infraestrutura alviverde para dar aos jogadores esmeraldinos as melhores condições possíveis de trabalho, evitando lesões e melhorando o desempenho.
“Os principais objetivos com a avaliação FMS é prevenir possíveis lesões musculares e busca de aumento de performance, para isso, após o resultado das avaliações, aplicamos exercícios corretivos. A cada três meses vamos reavaliar todo o elenco”, disse Danny.
Em março o profissional responsável pela adaptação do sistema para o futebol, o preparador físico Marcelo Lins, que trabalha na seleção americana, virá ao Goiás para ampliar o conhecimento dos profissionais do Verdão.