TBT: O Goiás x Vila Nova que resultou no primeiro título esmeraldino

13/10/2016

compartilhe

Goiás e Vila Nova voltam a se enfrentar no próximo sábado, 15, às 16h, no Estádio Serra Dourada.

O jogo, válido pela 31ª rodada da Série B do  Campeonato Brasileiro, acontece no mês de outubro, quando o Goiás comemora os 50 anos do primeiro título de sua gloriosa história: o Campeonato Goiano de 1966, conquistado justamente sobre o rival colorado.

O campeonato

No dia 2 de outubro daquele ano, Goiás e Vila Nova se enfrentaram no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira em busca do troféu de campeão estadual.

O Goiás vinha do Torneio da Morte, duelo que garantiu a permanência do clube na divisão especial do Campeonato Goiano. Já o Vila Nova vinha com a moral de quem tinha decidido a última edição do certame.

Mesmo com a desconfiança de muitos, o Verdão, com a mesma base da temporada anterior, fez uma excelente campanha. Foram 18 jogos com 13 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, terminado a competição com 83,3% de aproveitamento e o título, o primeiro de sua gloriosa história.

A decisão

A inesquecível partida terminou 4 a 2 para a equipe esmeraldina, uma vitória que veio acompanhada de lutas, glórias e histórias.

Os gols

Baltazar, Sinval, Marrom e Altamiro (contra) foram os autores dos gols que garantiram a primeira conquista esmeraldina.

O capitão

O escolhido pelo técnico Paulo Lazaro para vestir a braçadeira de capitão foi o meia Índio, e não por acaso.  

Além de craque, ele tinha a confiança do grupo e, justamente por isso, acabou participando de uma decisão que mudou os rumos daquela partida.

“No dia da final, o Paulo Lazaro ficou doidinho, não sabia se escalava o Afonsinho ou o Marrom, que era quase o artilheiro do campeonato. O Afonsinho vinha subindo bem, fazendo gols. Sabe o que eu fiz? Eu era capitão do time e chamei o dois. Bati um longo papo com eles e falei pro Lázaro que o Marrom ia começar jogando. E ele fez um dos gols”, relembra o atleta que teve a honra de levantar a primeira taça de campeão da história do Goiás.

O líder

Um dos zagueiros mais admirados da história do Goiás, Macalé foi eleito o craque daquele campeonato. Mas não foi só com a bola no pé que ele ajudou o time a chegar à sua primeira conquista.

Líder nato, coube a ele fazer o juramento dos atletas antes da partida. Com toda sua seriedade e espírito de equipe, Macalé foi figura importante de três conquistas esmeraldinas: os estaduais de 66, 75 e 76.

Mais do que isso, coleciona 118 jogos, 41 vitórias e 44 empates no Campeonato Brasileiro, competição que disputou por sete oportunidades defendendo as cores esmeraldinas.

Até hoje, é considerado um dos principais personagens da história do Goiás.

O boleiro

Joel era quem defendia o gol esmeraldino na época. Mesmo com estatura mediana, o goleiro se destacava pela elasticidade e coragem.

Carismático que só, Joel relembra com humor as dificuldades que enfrentou. Sem luvas, era a palma das mãos que se colocava à frente das bolas e chuteiras adversárias.

Se faltava material, sobrava garra e talento, o suficiente para segurar a vitória diante do Vila Nova, que renderia ao Goiás o primeiro título de sua história.

Por nove temporadas consecutivas, entre 1965 e 1973, Joel ajudou o Verdão a conquistar não só o primeiro título goiano, em 66, como também os estaduais de 71 e 73. 

Personagem

As histórias de Índio, Macalé e Joel foram transformadas em um documentário que traz outros personagens, além de emoções, curiosidades e o orgulho esmeraldino, resgatado pelas lentes da TV Goiás.

Para acompanhar, é só clicar aqui.

—> FICHA TÉCNICA

Goiás 4 x 2 Vila Nova

Data: 02/10/1966

Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico

Árbitro: Urias Crescente Alves Júnior

Auxiliares: Otoniel de Souza Diniz e José Muniz Brandão

Renda: Cr$ 3 milhões, 500 mil e 700

Marcadores: Baltazar aos 10, Sinval aos 15 e Ney aos 31 do 1º tempo; Marrom aos 4, Altamiro (contra) aos 7 e Celso aos 32 do 2º tempo.

Goiás: Joel; Baltazar, Macalé, Japonês e Dias; Pacuzinho e Índio; Eurípedes, Sinval, Marrom e Paulinho Dantas.

Técnico: Paulo Lázaro

Últimas Notícias


19/05/2022

Futebol Profissional

Goiás x RB Bragantino – Sábado 28/05/2022 – Orientações Sócios-Torcedores
Leia mais

19/05/2022

Futebol Profissional

Flamengo x Goiás: Verdão treina e viaja para o RJ
Leia mais

19/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Flamengo x Goiás
Leia mais

19/05/2022

Futebol Profissional

Antes de enfrentar o Flamengo, Diego enfatiza: “Vamos preparados para trazer um bom resultado.”
Leia mais

18/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento na manhã desta quarta (18)
Leia mais

17/05/2022

Futebol Profissional

Após importante vitória contra o Santos, esmeraldino se reapresenta no CT
Leia mais