José Teodoro Bonfim Queiróz, mais conhecido como Zé Teodoro, é considerado um dos melhores laterais direitos que já vestiram a camisa esmeraldina. Na última terça-feira, 22 de novembro, o craque completou 53 anos de vida.
Nascido em Anápolis, Zé Teodoro começou a carreira como volante. Em 1981, chegou ao Goiás, onde foi deslocado para a lateral-direita, posição em que tornou-se referência.
A primeira passagem pela equipe esmeraldina durou seis temporadas. Neste período, destacou-se pelo talento e regularidade. Ao todo, Zé disputou cinco edições da Série A pelo Verdão.
No Campeonato Brasileiro de 1983, acompanhado de craques como Dadá Maravilha e Luvanor, ajudou o Goiás a ficar na quinta colocação. Em 1985, foi, ao lado de Carlos Alberto Santos, o jogador mais assíduo do elenco esmeraldino na competição nacional, com um total de 20 partidas.
As boas atuações despertaram o interesse do São Paulo, para onde Zé Teodoro se transferiu ainda na década de 80. Depois disso, atuou por Guarani, Fluminense e Bragantino, até retornar ao Maior do Centro-Oeste, na década de 90.
Em 1994, formou, ao lado de Baltazar, o time campeão goiano; e, logo depois, ajudou a equipe esmeraldina a conquistar o acesso à elite do futebol nacional. Um ano depois, foi transferido para o Criciúma, onde encerrou a carreira de jogador.
No mesmo ano, o ex-atleta fez sua estreia como técnico de futebol comandando a Jataiense, time do sudoeste de Goiás. Nos 20 anos de carreira como treinador, Zé Teodoro já esteve à frente de diversos times brasileiros, conquistando dois títulos estaduais no Ceará e três em Pernambuco, onde também conseguiu um acesso com o Santa Cruz.