Na última semana o Goiás estreou seu novo terceiro uniforme, referente à temporada 2016.
A camisa de um time de futebol é tão valiosa que tem a responsabilidade de carregar a tradição de uma nação de apaixonados, de construir histórias e de deixar marcados tantos momentos da trajetória de um clube.
Nesta quinta-feira, o Goiás preparou um retrospecto dos Mantos Esmeraldinos utilizados na última década.
2005
Essa foi a camisa que o Verdão preparou para disputar a Copa Sulamericana de 2005. Assim como a camisa lançada na atual temporada, o terceiro uniforme daquela época também fazia alusão às primeiras camisas do Goiás, doadas pelo América de Minas. O uniforme manteve as tradicionais cores do Maior do Centro-Oeste e vestiu os jogadores esmeraldinos na segunda participação do Goiás no torneio internacional.
2008
O terceiro uniforme de 2008 inovou em suas características. O tradicional verde esmeralda não foi utilizado, trazendo um tom mais claro de verde, com uma faixa em degradê azul centralizada. Além disso, o escudo esmeraldino também foi colocado na parte central do uniforme. A camisa foi utilizada pelo Verdão em alguns jogos do Campeonato Brasileiro naquele ano.
2012
Em 2012 o Goiás lançou seu terceiro uniforme para disputar a Copa do Brasil. A camisa manteve a cor verde predominante e utilizou detalhes que lembravam as características da bandeira do Estado de Goiás, inserindo no novo manto as cores amarelo e azul. Na parte inferior do manto também foi colocada uma etiqueta com as bandeiras do Brasil e do Estado de Goiás.
2014
Essa camisa foi lançada com o intuito de resgatar o primeiro escudo do Goiás, utilizado em 1943. O primeiro jogo deste terceiro uniforme foi realizado contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal. Na oportunidade, o Goiás venceu por 1 a 0. No restante da temporada, durante a disputa da Copa Sulamericana, a equipe esmeraldina utilizou a camisa que manteve o tradicional verde-branco.
2016
O atual terceiro uniforme do Verdão faz referência à sua tradição. Há 73 anos, quando foi fundado, o clube jogou sua primeira partida oficial com camisas doadas pelo América de Minas. Diferentemente da camisa criada em 2005, as listras, então horizontais, se verticalizaram, uma alusão à volta por cima do Esmeraldino, hoje considerado a maior força do futebol do Centro-Oeste. O dourado, presente na manga, na gola e no número, é uma referência às várias conquistas que vieram nos anos subsequentes, fazendo do Goiás o clube mais vitorioso do Estado.
A camisa é uma edição limitada e está à venda na sede do Nação Esmeraldina. Para mais informações, clique aqui.