Começou nesta semana o torneio mais importante que envolve as categorias de base do país: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. São 120 equipes, apenas uma internacional, que buscam, não somente o título, mas revelar grandes craques para o futebol.
O Goiás, que tem tradição em revelar atletas para o futebol nacional e internacional, também já fez história na tradicional Copinha. Durante o mês de janeiro, iremos relembrar, em quatro capítulos, a partir desta quinta-feira, 5, as campanhas, jogos e atletas do Esmeraldino que fizeram história no campeonato.
Em 2013, o Goiás foi a São Paulo para realizar o melhor campeonato de sua história. Na primeira fase, os Verdinhos tiveram o Leme, município paulista como sede. No Grupo L, jogando no Estádio Bruno Lazzarini, o Goiás passou com 100% de aproveitamento. Venceu Guarani (SP), Lemense (SP) e Guarany (SE).
Classificado, na segunda fase o Goiás enfrentou o Vasco (RJ) e aplicou uma goleada de 5 a 1. Nas oitavas de final, o adversário foi o Mogi Mirim (SP), por quem o Goiás venceu de 2 a 0.
A partir das quartas de final, o Goiás viveu jogos eletrizantes e mostrou muita raça e talento. Nesta fase o adversário foi o São Paulo. O Goiás abriu o placar, com um belíssimo gol de Clayton Sales, mas o São Paulo virou a partida. No último minuto do acréscimo do segundo tempo, Mário Sérgio empatou para o Goiás. Nos pênaltis, Goiás 5 x 3 São Paulo.
Na semifinal, mais um jogo para cardíaco, como costumam dizer. O adversário da vez, Bahia, abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, mas Erik empatou para o Goiás no finalzinho da primeira etapa. Mais uma vez, a decisão foi para os pênaltis. Chamado de muralha goiana pelos narradores, o goleiro Paulinho defendeu duas penalidades e contou com o travessão na terceira. O Goiás venceu por 3 a 0.
A grande final, no Estádio Pacaembu, aconteceu no dia 25 de janeiro, onde o Goiás enfrentou o Santos. A partida terminou em 3 a 1 para a equipe paulista e o Goiás ficou com a prata no torneio. Além disso, um dos artilheiros da competição foi o atacante Erik, com oito gols marcados.