Base participa de encontro do grupo de ética em São Paulo

O Goiás Esporte Clube, representado pelo diretor das categorias de base, Osmar Lucindo, participou de mais uma reunião do grupo de ética (Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro - MCFFB). O encontro ocorreu na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo.

18/01/2019 - 17:12 - Assessoria Goiás E.C.

Categoria de Base

compartilhe

O Goiás Esporte Clube, representado pelo diretor das categorias de base, Osmar Lucindo, participou de mais uma reunião do grupo de ética (Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro – MCFFB). O encontro ocorreu na segunda (7), na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo.

O principal tema do encontro foi a padronização dos participantes, ou seja, o grupo de ética a partir de 2019 será integrado apenas por clubes detentores da chancela de Clube Formador, certificado este que é conferido pela CBF aos clubes que investem e se adéquam à legislação definida na RDP 2012, sendo que o mesmo é renovado a cada ano (Nível B) ou a cada dois anos (Nível A). O Goiás Esporte Clube conquistou seu primeiro certificado em 2013, e desde então o clube faz parte deste seleto grupo.

– Neste encontro na Federação Paulista, foram discutido o calendário de competições de base, a exigência de se ter o Certificado da CBF para participar das competições nacionais, além da exclusão do grupo de ética de equipes que ainda não conquistaram esta Chancela da CBF. O evento foi extremamente produtivo e contou com as presenças do Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF e Mauro Silva, vice-presidente do Departamento de Atletas e Competições – Comentou Osmar Lucindo, diretor da base esmeraldina.

Com a participação de 41 gestores das bases de clubes do Brasil, foram discutidas ideias sobre competições para equipes de menores investimentos e sugeridas soluções sobre a evasão escolar dos atletas. A formação continuada dos colaboradores e a boa relação com os pais ou responsáveis dos jovens jogadores também foram abordadas. Ao final, os representantes definiram o modelo padrão para algumas competições nacionais.

O Movimento MCFFB, que é integrado por gestores de bases do: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Goiás, Botafogo, Vasco, dentre outros, se reúnem e apresentam em cada encontro ideias para contribuir com o fomento do futebol de base no país através da articulação e integração entre os representantes dos clubes. O Movimento também prega questões éticas e auxilia clubes que sintam-se lesados em disputas com outras instituições por jogadores.

O MCFFB é uma organização constituída para os Clubes.

Missão

Fomentar o futebol de base no Brasil, promovendo a articulação e integração entre os Gestores representantes dos Clubes, sugerindo ações corretivas e inovadoras na busca por soluções para melhores práticas do processo de formação de base do nosso futebol. Manter diálogo com a CBF e Federações contribuindo com sugestões na busca por avanços no desenvolvimento do futebol brasileiro.

Valores
Comprometimento, Ética, Legalidade, Transparência, Unidade, Respeito e Inovação.

Conheça mais sobre o grupo de ética do futebol de base brasileiro:
https://mcffb.com.br/breve-historico/

Últimas Notícias


21/05/2022

Futebol Profissional

Série A: Goiás luta, mas é superado pelo Flamengo no Maracanã, 1 a 0
Leia mais

21/05/2022

Futebol

Nota de Pesar – 21/05/2022
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Guia da partida: Flamengo x Goiás – 21/05/2022
Leia mais

20/05/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Flamengo x Goiás
Leia mais

20/05/2022

Futebol Profissional

No CT do Fluminense, Goiás fecha preparação para encarar o Flamengo neste sábado (21)
Leia mais

19/05/2022

Futebol Profissional

Goiás x RB Bragantino – Sábado 28/05/2022 – Orientações Sócios-Torcedores
Leia mais