Profissional da base analisa todo processo de retorno aos treinamentos
Concluindo o mestrado em Ciências da saúde pela UFG, o professor Rodrigo Guimarães, é o responsável pela fisiologia da base esmeraldina, cotidianamente são coletados dados para monitoramento e acompanhamento de todos os jogadores.
– A pré-temporada das equipes de futebol é o momento oportuno para se analisar, detectar e individualizar parâmetros físicos dos jogadores. No processo formativo das categorias de base do futebol, esses parâmetros permitem que as comissões técnicas consigam tomar decisões quanto às estratégias de treinamento a serem realizadas com cada jogador, controlar a carga de treinos e desse modo prevenir possíveis lesões. Desse modo, a pré-temporada das categorias Sub17 e Sub15 iniciaram com as avaliações médicas e físicas. Nos primeiros dias foram realizadas as avaliações de composição corporal e antropometria, no intuito de individualizar as necessidades dos jogadores tanto em relação à perda de gordura ou ao ganho de massa muscular. – Analisou Rodrigo.
Rodrigo observa de perto a evolução de cada atleta, mantendo uma relação de extrema proximidade com o setor de preparação física, promovendo avaliações e apresentando os relatórios individuais e coletivos, para cada comissão técnica.
– Também foram realizadas as avaliações físicas: YoYo Test, Rast Test e plataforma de salto. Os dados extraídos dessas avaliações permitem que o preparador físico possa se orientar em relação as reais necessidades do elenco e ter resultados quanto a potência aeróbica, resistência anaeróbica e força explosiva de membros inferiores. Apesar do longo período de férias as duas categorias Sub17 e Sub15 se apresentaram com excelentes níveis físicos (aeróbicos e anaeróbicos), o que demonstra a importância do trabalho dos Preparadores Físicos no intuito da conscientização dos jogadores em relação à importância de manterem um nível de atividade física satisfatória nesse período. – Frisou o fisiologista da base do Goiás Esporte Clube.
O sucesso do trabalho da fisiologia é medido através de um conjunto de fatores, que deverão se manter alinhados durante toda a temporada.
– Algo que tem sido realizado no processo de formação de atletas no clube é a identificação de jogadores talentosos e que independente do potencial físico imediato, consigam ser inteligentes na tomada de decisão e na resolução dos problemas do jogo. Contudo mais do que informações em relação ao elenco, as avaliações físicas realizadas na pré-temporada fornecem dados a todo o staff do clube (Médicos, Fisioterapeutas, Preparadores Físicos, Técnicos e Auxiliares) da real condição do grupo e aliadas a conscientização dos atletas quanto à necessidade da tríade: Recuperação-Treino-Alimentação são fundamentais para o sucesso esportivo ao longo da temporada.- Finalizou Rodrigo Guimarães.