Celebrado no dia 02 de abril, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização, comunicação verbal e não-verbal) e de comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). De acordo com dados internacionais, por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Autismo atinge uma a cada 160 crianças no mundo.
O Goiás está sempre empenhado na causa, desenvolvendo campanhas sociais e ações relacionadas com os Autistas, como por exemplo, o projeto Pequenos Craques e Futebol Especial, que reúne crianças e os atletas profissionais em uma integração. Pensando nesta atenção especial, o clube proporciona duas vagas exclusivas do estacionamento da Serrinha, em Goiânia, para condutores que transportam Autistas.
As vagas especiais são disponibilizadas com objetivo de facilitar a locomoção aos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) e a socialização de pessoas com qualquer tipo de deficiência, inclusive o autismo, estabelecendo também o pleno exercício da liberdade de ir e vir. Estima-se que existam no Brasil cerca de dois milhões de Autistas.
A regulamentação foi batizada de Lei Romeo Mion, que é filho do apresentador Marcos Mion, personalidade muito engajada na busca dos direitos do Espectro Autista. A norma cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que deve assegurar aos portadores atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Para estes direitos serem exercidos a colaboração de todos nós é fundamental. Devemos respeitar e colaborar, com amor e entendimento.
Lembrem-se sempre: Somos um só, somos Goiás!