Ouça a rádio ao vivo


Goiás recebe o certificado NBR ISO 9001:2015

Equipe Esmeraldina integra seleto grupo de clubes que possuem atualmente o certificado de gestão da qualidade

Futebol

compartilhe

O Goiás se tornou neste início de temporada um dos poucos clubes de futebol do país a ter sua gestão reconhecida com o recebimento do certificado NBR ISO 9001:2015 pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade. O título foi conquistado após auditorias realizadas no mês de novembro. A NBR ISO 9001:2015 é uma norma editada pela Organização Internacional para a Normalização e fornece as regras para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Atualmente apenas Gêmio e Internacional possuem a certificação ativa.

Em 2017, com a entrada voluntária do Goiás Esporte Clube no Programa Gestão Campeão, organizado pela Ambev e auditado pela Ernst & Young, iniciou-se o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do clube, bem como o mapeamento de processos internos para atendimento aos requisitos deste Programa. Foram realizados, mensalmente, treinamentos e palestras para o desenvolvimento das atividades existentes e da estratégia do Clube, definindo objetivos e metas. Com o Resultado do Programa, no início de 2018, o Goiás recebeu a Premiação Prata. Com este segundo lugar no Gestão Campeão, veio a certeza da futura certificação, já que todo trabalho realizado foi planejado em função disto.

Após a definição do escopo de certificação, iniciou-se a implantação dos requisitos da NBR ISO 9001:2015. Ao todo foram envolvidos no processo, os Departamentos finalísticos Base e Iniciação Esportiva e as áreas de apoio (TI, RH, DP, Marketing, Compras, Qualidade, Eventos, Ouvidoria, DRT, Jurídico, Administração e Finanças) que contaram com 261 funcionários envolvidos na implantação. Todos participaram de treinamentos de Liderança, Gestão de Riscos, Desenvolvimento de Auditores, Análise de Não Conformidades, entre outros.

Após duas auditorias internas, para verificação dos processos, e duas externas para validação, em novembro de 2019, a Certificadora ICQ Brasil recomendou para o INMETRO a Certificação do Goiás Esporte Clube com o Escopo Formação de atletas de categorias de base de futebol e Gestão de iniciação esportiva. O Certificado, que tem validade até o ano de 2023, é baseado no requisito de manutenções anuais do Programa, mantendo todos os processos em andamento.

Agora, o maior desafio é manter a estrutura preparada para a certificação para que não ocorra o que já aconteceu com outras entidades, que tiveram o certificado, mas não se empenharam em buscar a renovação. Para a realização do trabalho, o clube contou com a colaboração da Religare Liderança e Estratégia Ltda, empresa de consultoria especializada em sistema de gestão.

“Esta certificação representa um título muito especial, que não apenas premia o trabalho da gestão atual, mas que representa uma herança para todas as gestões futuras, validando todos os investimentos que foram feitos nos últimos anos, voltados a melhorar o atendimento dos clientes, ou seja todos os seus torcedores.” Afirma o presidente executivo- Marcelo Almeida.

O sistema da qualidade do Goiás realmente veio pra ficar, e a intenção já demonstrada pela direção de buscar uma ampliação do atual escopo, trabalho este que já começou na atual temporada. Hoje o Goiás Esporte Clube se orgulha do profissionalismo de sua gestão e não mede esforços para, cada vez mais, ser referência no esporte, pela excelência na gestão, com reconhecimento permanente no cenário esportivo nacional e internacional.

 

Últimas Notícias


19/02

Categoria de Base

Inscrições abertas para Sub-15
Leia mais

19/02

Sou Verdão

Sou Verdão: horários de atendimento presencial na Serrinha durante o Carnaval
Leia mais

19/02

Sou Verdão

Sócio Sou Verdão: informações de segurança para Goiás x Sol de América
Leia mais

18/02

Futebol

Goiás sedia reunião de Executivos de Finanças do Futebol
Leia mais

18/02

Sou Verdão

Sócio Sou Verdão: não é necessário check-in para Goiás x Anapolina
Leia mais

14/02

Sou Verdão

Sócio Sou Verdão: Neste sábado (15) não teremos atendimento presencial na Serrinha
Leia mais