Goiás utiliza a Termografia como mais uma ferramenta de analise e prevenção de lesões

O software da Apollo monitora as cargas e auxilia o futebol esmeraldino

01/10/2021 - 11:00 - Assessoria Goiás E.C.

Futebol Profissional

compartilhe

Goiás utiliza a Termografia como mais uma ferramenta de analise e prevenção de lesões

O software da Apollo monitora as cargas e auxilia o futebol esmeraldino.

O Verdão em sua formação de elenco, para a temporada 2021, priorizou a contratação de atletas com um histórico de poucas lesões, e isso tem se demonstrado de estrema eficiência, já que a equipe tem um importante ganho técnico com a presença de seus principais jogadores em campo.

A Preparação Física e Fisiologia, trabalham em conjunto com este processo, avaliando os atletas e auxiliando na rápida recuperação e prevenção de futuras lesões. O professor Leandro Campos, do Goiás Esporte Clube, comenta a relevância de se observar diferentes aspectos para o monitoramento das cargas aplicadas no cotidiano, esta junção de fatores promovem uma qualificação da avaliação de cada jogador.

“Uma das ferramentas que utilizamos no dia a dia, para avaliarmos os atletas, é a Termografia. Nos treinamentos utilizamos de maneira preventiva, observando se tal atleta está com nível alto de fadiga muscular, caso aponte nas imagens alguma possibilidade de lesão, seguramos o jogador de algum treinamento ou trabalho específico, que possa vir a forçar a região fadigada. O trabalho tem surtido efeito, já que hoje estamos com o Departamento Médico do clube, praticamente vazio.”

O profissional apresenta a importância do Software da Termografia para o trabalho do clube, que hoje neste período do Brasileirão, praticamente não tem atletas no DM, com lesões musculares.

“Temos usado esta ferramenta avaliativa da Apollo, principalmente após as partidas, como uma forma de ajudar no processo de recuperação dos atletas e confrontamos com outros dados da fisiologia, como o marcador bioquímico do CK e a avaliação do PSE, observando a mancha de calor da Termografia realizamos um comparativo e assim, em conjunto com a comissão, tomamos as decisões de acordo com cada caso específico.”

É feito um mapeamento térmico dos atletas, da emissão de calor corporal, assim ao longo do seu histórico, sabemos que variações de temperatura podem influenciar em seu esforço físico, uma adaptação de treino ou até um foco de lesão. Especificamente no futebol, são utilizados os termogramas das partes inferiores, o software nos fornece um mapa do nível de desgastes e recuperação.

A utilização da tecnologia é possível graças a uma parceria do Goiás E.C. com a Omni Academy, desenvolvedora do algoritmo que fornece ao software APOLLO as informações de termogramas e biomarcadores, permitindo calcular o índice de fadiga dos jogadores.

Sobre o Apollo

Os atletas de alto rendimento têm curvas de recuperação física diferentes, em função do grande número de jogos, muitos apresentam reabilitação incompleta e risco aumentado de lesões.

Com o APOLLO o clube compreenderá as curvas de recuperação de cada um de seus atletas, propondo cargas de treino e recuperação individualizadas, diminuindo a incidência e a gravidade das lesões musculares.

O APOLLO é um sistema multiparâmetro que utiliza termogramas e biomarcadores para calcular o índice de fadiga dos atletas.

Auxiliamos os profissionais do departamento de saúde e performance dos clubes de futebol a equilibrar as cargas de treinamento e de recuperação dos seus atletas, minimizando a probabilidade de lesões musculares.

O software APOLLO recebe informações de termogramas e biomarcadores, permitindo calcular o índice de fadiga dos atletas por meio de algoritmo desenvolvido pela OMNI.

O sistema ainda oferece ao avaliador a possibilidade de análises quantitativas e qualitativas mais assertivas, assinalando as regiões anatômicas mais propensas a incidência de lesões musculares.

 

Últimas Notícias


Hoje

Futebol Profissional

Verdão pronto para o oitavo jogo na Série A 2022 – Goiás x RB Bragantino
Leia mais

Hoje

Futebol Profissional

Nicolas: “Serão dois jogos muito difíceis contra o RB Bragantino.”
Leia mais

26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Ingressos: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

24/05/2022

Futebol Profissional

Dadá Belmonte: “Me sinto em casa no Goiás.”
Leia mais