Novembro Azul: Diretoria Social promove ações com colaboradores e atletas

Esmeraldino acompanha exames e palestras para a prevenção do câncer de próstata

12/11/2021 - 17:06 - Assessoria Goiás E.C.

Social

compartilhe

Novembro Azul: Diretoria Social promove ações com colaboradores e atletas

Esmeraldino acompanha exames e palestras para a prevenção do câncer de próstata

Os colaboradores do clube participaram de uma Palestra no Centro de saúde Parque Anhanguera, o médico Dr. Cláudio Tavares, o profissional apresentou a importância da prevenção da doença, os principais sintomas, fatores de risco e tratamento.

A Diretora Social do Clube Mayza Machado, juntamente com a Assistente Social da Base, Renata Borelli, e a pedagoga Mônica, acompanharam o momento.

Os atletas das categorias de base do esmeraldino, também puderam participar de palestras sobre o tema.

“A equipe multidisciplinar esteve envolvida em apoio à proposta da ação do novembro azul, auxiliando junto aos colaboradores para contribuir perante ao Social do Goiás esporte clube.“, afirmou a pedagoga Mônica.

Campanha Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claros.
• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Fontes: Agência Brasil / Sociedade Brasileira de Urologia

Últimas Notícias


30/11/2024

Futebol

EDUARDO PINHEIRO É O NOVO GERENTE DE FUTEBOL DO VERDÃO
Leia mais

29/11/2024

Futebol

VERDÃO ANUNCIA RENOVAÇÃO DO VOLANTE MARCÃO
Leia mais

28/11/2024

Futebol

LUCAS RIBEIRO SEGUE NO VERDÃO!
Leia mais

24/11/2024

Futebol

Com gol de Baya, Verdão vence o Novorizontino
Leia mais

24/11/2024

Futebol

Goiás X Novorizontino vai começar! Confira o Guia da Partida em 24/11/2024
Leia mais

20/11/2024

Futebol

Verdão vence o Praia Clube em jogaço na Superliga A
Leia mais

Patrocínio