Psicóloga da base fala sobre a importância do controle emocional para os atletas em formação

Letycia Loyana analisa importância do setor de psicologia para o cotidiano dos jogadores

13/02/2019 - 8:10 - Assessoria Goiás E.C.

Categoria de Base

compartilhe

Letycia Loyana analisa importância do setor de psicologia para o cotidiano dos jogadores.

Acompanhando diariamente o trabalho de todas as categorias, a psicóloga Letycia realiza todo monitoramento individualizado de cada jogador. A chegada do atleta, o contato com os pais, as observações em campo, o desenvolvimento motivacional, as liberações, tudo é minuciosamente acompanhado pela psicóloga da base esmeraldina.

– Todo atleta de alto rendimento deve ter um preparo psicológico e emocional estruturado para que seu desempenho seja sempre superado. Trabalhamos esse processo logo no começo das temporadas, desde o Sub-14 ao Sub-20, realizando aplicação de testes para avaliarmos o perfil de cada atleta e juntamente com acompanhamentos individuais, para termos um melhor conhecimento sobre o perfil comportamental e psicológico de cada jogador. Porém, não é descartada a necessidade do acompanhamento em campo, trabalhando com dinâmicas de grupo. – Observou à psicóloga.

A psicóloga também participa de toda parte administrativa da base, apresentando relatórios para a gestão e comissões técnicas, além de apresentar seu parecer nas inscrições de atletas, liberações e assinatura do contrato de formação. Um processo complexo que envolve toda comunidade da base.

– Existem componentes emocionais que podem influenciar a todo instante e impactar no comportamento das pessoas e comprometer o rendimento, todo atleta pode apresentar problemas pessoais e separar emocional e profissional é algo que demanda de muito equilíbrio interno e psíquico, e quem não o tem pode acabar levando os pensamentos e deixando as emoções tomarem conta de suas atitudes e até mesmo de tomadas de decisão baseada na emoção. Porém, podemos ajudá-los a controlar esses anseios, controlando suas emoções e sentimentos. Trazendo processos de alto conhecimento, alto motivação, empatia que é saber lidar com seus sentimentos e com os sentimentos do próximo e automaticamente desenvolver as habilidades sociais deles para melhor trabalho em equipe. O atleta consegue atingir e manter sua meta a partir do seu amadurecimento emocional, não deixando outros problemas atrapalharem em seu desenvolvimento. É essencial o acompanhamento psicológico contínuo durante treinos e jogos; não deixando de lado a total importância da comunicação com treinadores e equipes multidisciplinares. – Finalizou Letycia Loyana.

Últimas Notícias


26/05/2022

Futebol Profissional

Imagens do treinamento desta quinta (26)
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Verdão trabalha para mais um confronto em casa
Leia mais

25/05/2022

Futebol Profissional

Ingressos: Goiás x RB Bragantino – 28/05/2022
Leia mais

24/05/2022

Futebol Profissional

Dadá Belmonte: “Me sinto em casa no Goiás.”
Leia mais

23/05/2022

Futebol Profissional

De olho em dois confrontos com o RB Bragantino, Verdão se reapresenta no CT Edmo Pinheiro
Leia mais

21/05/2022

Futebol Profissional

Série A: Goiás luta, mas é superado pelo Flamengo no Maracanã, 1 a 0
Leia mais