Na história do futebol goiano, Richard Manoel de Oliveira é o atleta que mais vezes foi campeão estadual, são oito títulos no total, sete deles conquistados ainda como jogador: 1989,1990,1991;1994;1996,1997 e 1998, e uma vez como auxiliar técnico em 2017. Zagueiro de postura firme e cabeça erguida, iniciou sua carreira em 1988, na escolinha do Goiás, atuando como meia, mas foi como zagueiro que se destacou e esteve em campo por 12 anos (1988 a 1999), um exemplo para os mais novos. Atleta extremamente conhecido de toda nação esmeraldina, que agora terá o desafio de comandar os jogadores da faixa etária de 20 anos, na última categoria da base esmeraldina, antes do time principal, o Sub-20.
Já sob o comando do novo treinador, os atletas se apresentaram na manhã desta segunda (25), iniciando as atividades para a temporada 2021 e Richard comentou a respeito do novo projeto.
“Pra mim uma expectativa muito grande, uma honra, da mesma forma como atleta, de estar à frente do Sub-20 do Goiás, categoria máxima da base esmeraldina, desafio para este ano de 2021, depois de um ano atípico em 2020, agora vamos voltando a normalidade. Começamos os trabalhos sempre na esperança de conseguir bons resultados, estamos aguardando se definidos os calendários de jogos, mas a partir de hoje 25 de janeiro, já estaremos treinando todos os dias, muito feliz por estar dirigindo esta equipe, trabalhando junto com os profissionais Niltinho e Ricardo Scagliusi, vamos procurar fazer um bom trabalho, com a graça de Deus.” Analisou Richard.
Richard elogiou o trabalho desenvolvido pela comissão do Sub-20 em 2020, que hoje integram o time principal do Goiás.
“Estou na expectativa de fazer um grande ano, como sempre o Sub-20 esmeraldino fez, com o Augusto, Glauber, Leandrão e o Edimar (hoje todos na equipe principal do Goiás), depois de 15 anos vestindo essa camisa como atleta, estou aqui agora já há 10 anos, trabalhando na base do Goiás, muito feliz e que as coisas corram bem esse ano, que possamos vencer os jogos, conquistar títulos e acima de tudo, preparar e fornecer atletas para o profissional do Goiás, este é o intuito da base, haja vista que hoje temos o elenco recheado de atletas formados em casa, esse é o nosso principal trabalho na base.” – Valorizou o novo comandante do Sub-20.
Em 2020 Richard esteve à frente do Sub-17 do Goiás, na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria.
Retorno dos treinamentos com controle rígido nos protocolos de saúde
O gestor da base esmeraldina, Osmar Lucindo, pontuou o exemplo de trabalho desenvolvido pelo Goiás EC, para atender os atletas da base esmeraldina.
“Vale ressaltar que fomos bem orientados e seguimos todos os protocolos de controle da Pandemia, sendo que no ano de 2020 com todos os torneios nacionais que disputamos, tivemos apenas 3 (três) casos de atletas com a COVID-19, a partir do momento que foram diagnosticados os jogadores foram isolados, reservamos um apartamento em nosso hotel e depois que se recuperaram eles retornaram aos treinos.”
Lucindo reforçou ainda que antes de todas as partidas, tanto na Copa do Brasil, como no Brasileiro Sub-20 e Sub-17, os atletas realizaram exames para