Na manhã da próxima segunda (25) os atletas do Sub-20 e Sub-17 estarão iniciando os treinamentos no CT Edmo Pinheiro.
No ano passado estas duas categorias participaram do Campeonato Brasileiro organizado pelo CBF. Na Copa do Brasil, o Sub-20 esmeraldino se destacou chegando as quartas de final realizando grandes jogos, como na vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo/RJ na Serrinha.
Em 2021, o Sub-20, devido a pandemia, não contou com a disputa da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que dentro do calendário de competições sempre ocorre em janeiro de cada ano, o experiente Richard Oliveira, ex-atleta do Goiás, será o treinador desta categoria para a temporada.
O também ex-jogador do Goiás, Guaracy Alves, mais conhecido como, Guará, deixa o trabalho na faixa etária Sub-15 e assume o Sub-17 esmeraldino para 2021.
Importância do planejamento
O professor e Coordenador Técnico da base esmeraldina, Rafael Barreto, comentou sobre o retorno destas categorias aos treinamentos.
“O início de toda temporada é muito importante para o departamento de futebol da base. Os atletas retornam motivados com o novo ciclo que se inicia, há a transição de categoria com novos objetivos, planejamento de treinos e competições alvo. É o momento dos treinadores e suas comissões, juntamente com a equipe multidisciplinar, de conhecer o novo grupo de atletas que se formou.”, analisou Barreto.
O coordenador reforça a relevância de uma boa sequência de resultados nas competições nacionais e regionais, principalmente para qualificar e potencializar a formação.
“Vamos em busca de resultados e da lapidação de novos talentos para a equipe profissional. O objetivo é dar sequência no bom trabalho de 2020 na qual tivemos resultados expressivos nas competições nacionais e na quantidade de atletas formados no clube jogando na equipe profissional.”, enfatizou o professor, que é detentor da licença A de treinadores da CBF.
Controle rígido com os protocolos de saúde
O gestor da base esmeraldina, Osmar Lucindo, pontuou o exemplo de trabalho desenvolvido pelo Goiás EC, para atender os atletas da base esmeraldina.
“Vale ressaltar que fomos bem orientados e seguimos todos os protocolos de controle da Pandemia, sendo que no ano de 2020 com todos os torneios nacionais que disputamos, tivemos apenas 3 (três) casos de atletas com a COVID-19, a partir do momento que foram diagnosticados os jogadores foram isolados, reservamos um apartamento em nosso hotel e depois que se recuperaram eles retornaram aos treinos.”
Lucindo reforçou ainda que antes de todas as partidas, tanto na Copa do Brasil, como no Brasileiro Sub-20 e Sub-17, os atletas realizaram exames para diagnóstico.
Foto: Hely Maia | Goiás EC
Copa do Brasil Sub-20 | Goiás x Flamengo