Torcedoras do Goiás promovem 2º Seminário de Mulheres Esmeraldinas

O evento com a proposta de abordar assuntos relacionados ao direito e espaço da mulher no ambiente masculino acontece no dia 16 de Julho, às 13h, no auditório do Instituto Total.

13/07/2022 - 12:38 - Assessoria Goiás E.C.

Futebol Profissional

compartilhe

Torcedoras do Goiás promovem 2º Seminário de Mulheres Esmeraldinas

O evento com a proposta de abordar assuntos relacionados ao direito e espaço da mulher no ambiente masculino acontece no dia 16 de Julho, às 13h, no auditório do Instituto Total.

Um grupo de torcedoras do Goiás organiza o segundo seminário de mulheres Esmeraldinas com o objetivo de discutir temas relacionados à segurança da mulher nos estádios. O evento conta com a participação de palestrantes ligadas a direitos humanos, direito da mulher, movimentos de mulheres no estádio e outros.

O Seminário te com a participação de mulheres esmeraldinas que atuam na arquibancada da torcida organizada, outros grupos ligados ao Goiás Esporte Clube, torcedoras comuns e ainda a participação de musas e atletas vinculadas ao clube.

Para a idealizadora do projeto, Larrane Felix, é importante essa união de torcedoras para fortalecer a bancada e a mulher no ambiente masculino. “O primeiro seminário foi pensando para acabar com alguns conflitos que vinham acontecendo entre mulheres na arquibancada, para mostrar a força da mulher e nos conhecermos mesmo, trocarmos essa ideia”.

O 1º Seminário de Mulheres Esmeraldinas aconteceu em 2018, sendo o primeiro evento deste porte na América Latina. Segundo Larrane, muita coisa mudou, “conseguimos quebrar um pouco esse preconceito que havia com as mulheres da torcida e com isso, hoje tem mais mulheres na arquibancada, mulheres que realmente amam futebol frequentando o estádio”, afirma a torcedora.

O objetivo geral do evento é refletir sobre os avanços e retrocessos desde o primeiro seminário até os dias atuais, refletir também sobre o momento pandêmico que vivemos e como tem sido o retorno aos estádios. A pauta do evento conta com abordagens críticas e socioeducativas sobre a presença da mulher nos estádios e no futebol em geral, como tem sido recepcionada pelos homens e quais avanços já foram feitos.

A ativista do grupo mulheres do Brasil e auditora do TJD-GO, Maria Luiza Cavalcante, fala sobre a importância do seminário, ” esse tipo de evento é muito importante para que a gente possa mais do que cobrar um direito, porque o direito existe, também mostrar que nós mulheres temos o interesse e a competência de gostar e entender de futebol”. Maria Luiza tem formação de executiva de futebol pela CBF e pensa em atuar também no futebol masculino, “quero mostrar que futebol não é só coisa de homem”, conclui a ativista.

O capitão do Batalhão de Eventos, Ricardo Junqueira é um dos participantes do último seminário e fala da experiência que viveu no evento. “O evento tem uma proposta sensacional, e não conheço outro evento do mesmo tipo no país, eu fui no primeiro seminário e não imaginava que seria daquela forma, não imaginava a Assembleia lotada de torcedoras, e, acho que outras torcidas deveriam fazer esse tipo de evento que visa a redução de situações violentas, porque violência não é só agressão física, né? Violência é qualquer agressão sem fundamento, como preconceito, xingamento, homofobia e outros”, conclui o capitão que tem presença confirmada no segundo seminário.

TEMAS E PALESTRANTES:

Chris – Anatorg

Thays Cristyna – MFA :As associações nacionais serão apresentadas pelas duas e contar um pouco em como elas podem nos ajudar.

Adrianna accorsi: Palestrar sobre o projeto de lei da delegacia móvel

Nubia Simão: Direitos humanos relacionado a mulher

Sabrina Garcez: Dissertar sobre a mulher nos meios de comunicação futebolístico

Paula caseli: Educação infantil e a importância do respeito

Helika rios: Importância da musa

Maysa Machado: Participação da mulher nas diretorias do clube

Larrane felix: A construção do seminário e objetivo

Jessica Rezende: Participação da mulher no marketing digital.

Homenagem; torcedora símbolo do Goiás, Tia Fia in memorian

Coffee Break;

Sorteio de brindes;

Encerramento com a apresentação da Bateria Ritmo Puro

Organização II Seminário de Mulheres Esmeraldinas:

Larrane Félix Guedes Gonçalves

Thays Cristhyna Alves Braga Rocha

Keity Lorrany Ribeiro Vaz

Janaina Nayume Lopes dos Santos

Janaina Pereira da Silva

Cleomar Marques

 

Por,  Erica Rodrigues

Últimas Notícias


16/08/2022

Futebol Profissional

Em sua chegada ao Goiás, Marquinhos Gabriel enfatiza: “Estou pronto pra jogar!”
Leia mais

15/08/2022

Futebol Profissional

Atlético Mineiro x Goiás: Elenco esmeraldino se reapresenta
Leia mais

13/08/2022

Futebol Profissional

Goiás e Avaí empatam, com lindo gol de Dadá Belmonte na Serrinha, 1 a 1
Leia mais

13/08/2022

Futebol Profissional

O jogo vai começar! Confira o Guia da partida em 13/08/2022
Leia mais

12/08/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Avaí
Leia mais

12/08/2022

Futebol Profissional

Verdão faz último treino antes do importante duelo com o Avaí
Leia mais