Treinador da Seleção Brasileira Sub-20 ministra palestra para atletas do Futebol Feminino

O time Sub-18 do Goiás, que está disputando o Brasileiro da categoria, recebeu a visita de profissionais da CBF, na noite desta sexta (29)

30/01/2021 - 6:30 - Assessoria Goiás E.C.

Futebol Feminino

compartilhe

O treinador Jonas Urias, a auxiliar-técnica Jessica de Lima e o fisiologista Rodrigo Manda, estiveram no hotel em que a delegação do Goiás Esporte Clube está hospedada para ministrar uma palestra às jogadoras do verde.

As Esmeraldas da Serrinha puderam entender todo o processo de preparação, formação e desenvolvimento da carreira de uma atleta no futebol feminino nacional. Em um encontro bem descontraído, os profissionais da Seleção Brasileira de Futebol, apresentaram o trabalho que vem sendo produzido na CBF para a evolução da categoria.

A gestora do Goiás, Patrícia Menezes, profissional que tem uma vasta experiência com o futebol feminino, comentou sobre o evento e valorizou a importância do encontro ocorrido em Sorocaba/SP.

“Eles falaram sobre a importância dos treinamentos para as meninas, de cuidar do repouso e descanso, manter sempre a dedicação, incentivarem umas as outras a seguirem. Realmente foi uma palestra extremamente relevante, eles são muito motivadores, a conversa com as meninas foi bem descontraída, o Jonas (Treinador da Seleção Sub-20) as deixou bem à vontade para se expressarem, fez questionamentos para as atletas sobre a importância de se conhecer a história do seu clube, saber tudo sobre o Goiás, para assim se identificar com o clube para poder alcançar os objetivos, foi um momento muito produtivo este encontro.”, avaliou a gestora do futebol feminino esmeraldino.

O Goiás no Brasileirão Sub-18

As Esmeraldas da Serrinha, tem duas partidas disputadas e um ponto conquistado na competição, e voltam a campo no domingo (31), às 15h30, para enfrentar o Flamengo, a partida será válida pela terceira rodada da primeira fase, que está sendo disputada em Sorocaba/SP. Nesta primeira fase, o Goiás irá realizar seis jogos. Click aqui e confira tabela atualizada e regulamento do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 – Edição Ref. 2020.

Observações da CBF no Brasileirão Sub-18

O trabalho na Seleção Brasileira vai muito além de apenas as observações técnicas nos jogos, a CBF tem monitorado as competições, na perspectiva de promover uma evolução contínua do futebol feminino no país.

As comissões técnicas das Seleções Femininas Sub-20 e Sub-17 acompanham in loco os jogos deste Brasileirão Feminino Sub-18. Representando a Seleção Sub-20, estão presentes o treinador Jonas Urias, a auxiliar-técnica Jessica de Lima e o fisiologista Rodrigo Manda. De olho nos talentos para a Seleção Sub-17, a treinadora Simone Jatobá também marca presença ao lado da preparadora de goleiras Marlisa Wahlbrink e o preparador físico João Guilherme. A primeira fase da competição, referente ao calendário 2020, começou nesta terça-feira (26), em Sorocaba (SP), e vai até o dia 6 de fevereiro, 2021.

O planejamento do Departamento de Seleções Femininas é monitorar as competições nacionais e criar um banco de dados, que no futuro, servirão para determinar um parâmetro da evolução do futebol feminino nacional. Um estudo de monitoramento por meio do uso de GPS dos jogos dos Campeonatos, vem sendo desempenhado pelos fisiologistas Luciano Capelli, da Seleção Principal, e João Guilherme Chiminazzo, da equipe Sub-17, a pesquisa possibilitará avaliar o nível físico e de intensidade dos torneios brasileiros, para fins de comparação a longo prazo.

“A ideia é a gente fazer esse monitoramento com GPS para conseguir identificar as características do jogo. Com esse estudo, conseguimos subsidiar as equipes com informações para treinamento e também fazer um trabalho longitudinal. Imagina termos essas métricas em cinco anos, vamos conseguir saber a evolução do jogo no futebol feminino durante esse tempo”, destaca o fisiologista João Guilherme.

Com o fim da fase de monitoramento, a pesquisa passará para a segunda fase de avaliação com análise dos dados e a realização de um relatório comparando os números com os jogos da Seleção Feminina Sub-17. Na última etapa, os dados serão compartilhados com os clubes. Fonte: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-base-feminina/comissoes-tecnicas-das-selecoes-femininas-de-base-acompanham-o-brasile

Últimas Notícias


25/06/2022

Futebol Profissional

Retrospecto: Goiás x Cuiabá
Leia mais

25/06/2022

Futebol Profissional

Domingo de Verdão na Serrinha: Goiás x Cuiabá
Leia mais

24/06/2022

Futebol Profissional

Goiás volta atenções para o 14° jogo no Brasileirão 
Leia mais

24/06/2022

Futebol Profissional

“Precisamos muito desta vitória”, enfatiza Vinícius, antes de encarar o Cuiabá
Leia mais

23/06/2022

Futebol Profissional

Ingressos para Goiás x Cuiabá – 26/06/2022
Leia mais

22/06/2022

Futebol Profissional

No Accioly, Goiás e Atlético empatam sem gols, pelo jogo de ida da 4ª fase da Copa do Brasil
Leia mais