Elenco profissional assiste palestra da CBF sobre Doping

O evento trabalhou a prevenção e fez alertas para evitar a perda de atletas por doping

Profissional

Publicado 01 mai. 2019

Elenco profissional assiste palestra da CBF sobre Doping

Um dia antes da estreia em casa pelo Campeonato Brasileiro da Série A, os jogadores e membros da comissão técnica da Equipe profissional do Goiás Esporte Clube, participaram de uma palestra sobre doping, realizada no vestiário do CT Edmo Pinheiro, em Goiânia. O evento foi comandado pelo Presidente da Comissão de Doping da Confederação Brasileira de Futebol, Fernando Solera. Dr. Fernando Antônio Gaya Solera, que é DCO médico FIFA, presidente da Comissão de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Diretor Médico da Conmebol e Presidente da Comissão de Doping da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Foram abordados os motivos que levam um jogador a procurar substâncias proibidas, as formas de evitar a contaminação, ouviram histórias sobre casos famosos e conheceram a importância dos cuidados necessário no dia a dia com medicação e alimentação e também ficaram por dentro dos protocolos de coleta da urina após os jogos.

O Presidente da comissão de doping da CBF, Fernando Solera, destacou:

“Essas palestras são importantes porque a maioria sabe o que é o doping, mas não conhece como é feito o processo e os envolvidos nele. Outro ponto importante é prevenir o doping involuntário, que acontece em situação que a atleta tome um remédio não permitido sem ter o conhecimento da proibição e também em festas pode ter algo colocado em sua bebida, entre outras diversas situações do dia a dia”, pontuou Fernando.

O advogado do clube, Dr. João Vicente Luz, destacou a importância da discussão para os atletas e enalteceu a aula dada por Fernando Solera.

“– Tivemos a felicidade de receber uma palestra de alto nível, ministrado por quem está no topo do nosso esporte hoje. Foi uma aula muito interessante, em especial para que os jogadores entendam a importância da campanha antidoping na carreira deles desde cedo. Mesmo porque, às vezes, por má informação ou falta de cuidado, acaba-se perdendo um bom atleta – analisou o nosso representante jurídico.