Torcedoras do Goiás promovem 2º Seminário de Mulheres Esmeraldinas

O evento com a proposta de abordar assuntos relacionados ao direito e espaço da mulher no ambiente masculino acontece no dia 16 de Julho, às 13h, no auditório do Instituto Total.

Profissional

Publicado 13 jul. 2022

Torcedoras do Goiás promovem 2º Seminário de Mulheres Esmeraldinas

Torcedoras do Goiás promovem 2º Seminário de Mulheres Esmeraldinas

O evento com a proposta de abordar assuntos relacionados ao direito e espaço da mulher no ambiente masculino acontece no dia 16 de Julho, às 13h, no auditório do Instituto Total.

Um grupo de torcedoras do Goiás organiza o segundo seminário de mulheres Esmeraldinas com o objetivo de discutir temas relacionados à segurança da mulher nos estádios. O evento conta com a participação de palestrantes ligadas a direitos humanos, direito da mulher, movimentos de mulheres no estádio e outros.

O Seminário te com a participação de mulheres esmeraldinas que atuam na arquibancada da torcida organizada, outros grupos ligados ao Goiás Esporte Clube, torcedoras comuns e ainda a participação de musas e atletas vinculadas ao clube.

Para a idealizadora do projeto, Larrane Felix, é importante essa união de torcedoras para fortalecer a bancada e a mulher no ambiente masculino. "O primeiro seminário foi pensando para acabar com alguns conflitos que vinham acontecendo entre mulheres na arquibancada, para mostrar a força da mulher e nos conhecermos mesmo, trocarmos essa ideia".

O 1º Seminário de Mulheres Esmeraldinas aconteceu em 2018, sendo o primeiro evento deste porte na América Latina. Segundo Larrane, muita coisa mudou, "conseguimos quebrar um pouco esse preconceito que havia com as mulheres da torcida e com isso, hoje tem mais mulheres na arquibancada, mulheres que realmente amam futebol frequentando o estádio", afirma a torcedora.

O objetivo geral do evento é refletir sobre os avanços e retrocessos desde o primeiro seminário até os dias atuais, refletir também sobre o momento pandêmico que vivemos e como tem sido o retorno aos estádios. A pauta do evento conta com abordagens críticas e socioeducativas sobre a presença da mulher nos estádios e no futebol em geral, como tem sido recepcionada pelos homens e quais avanços já foram feitos.

A ativista do grupo mulheres do Brasil e auditora do TJD-GO, Maria Luiza Cavalcante, fala sobre a importância do seminário, " esse tipo de evento é muito importante para que a gente possa mais do que cobrar um direito, porque o direito existe, também mostrar que nós mulheres temos o interesse e a competência de gostar e entender de futebol". Maria Luiza tem formação de executiva de futebol pela CBF e pensa em atuar também no futebol masculino, "quero mostrar que futebol não é só coisa de homem", conclui a ativista.

O capitão do Batalhão de Eventos, Ricardo Junqueira é um dos participantes do último seminário e fala da experiência que viveu no evento. "O evento tem uma proposta sensacional, e não conheço outro evento do mesmo tipo no país, eu fui no primeiro seminário e não imaginava que seria daquela forma, não imaginava a Assembleia lotada de torcedoras, e, acho que outras torcidas deveriam fazer esse tipo de evento que visa a redução de situações violentas, porque violência não é só agressão física, né? Violência é qualquer agressão sem fundamento, como preconceito, xingamento, homofobia e outros”, conclui o capitão que tem presença confirmada no segundo seminário.

TEMAS E PALESTRANTES:

Chris - Anatorg

Thays Cristyna – MFA :As associações nacionais serão apresentadas pelas duas e contar um pouco em como elas podem nos ajudar.

Adrianna accorsi: Palestrar sobre o projeto de lei da delegacia móvel

Nubia Simão: Direitos humanos relacionado a mulher

Sabrina Garcez: Dissertar sobre a mulher nos meios de comunicação futebolístico

Paula caseli: Educação infantil e a importância do respeito

Helika rios: Importância da musa

Maysa Machado: Participação da mulher nas diretorias do clube

Larrane felix: A construção do seminário e objetivo

Jessica Rezende: Participação da mulher no marketing digital.

Homenagem; torcedora símbolo do Goiás, Tia Fia in memorian

Coffee Break;

Sorteio de brindes;

Encerramento com a apresentação da Bateria Ritmo Puro

Organização II Seminário de Mulheres Esmeraldinas:

Larrane Félix Guedes Gonçalves

Thays Cristhyna Alves Braga Rocha

Keity Lorrany Ribeiro Vaz

Janaina Nayume Lopes dos Santos

Janaina Pereira da Silva

Cleomar Marques

 

Por,  Erica Rodrigues